Por vezes, a velocidade de centrifugação da máquina de lavar roupa determina-se pelo ciclo que utiliza. No entanto, se tiver de definir manualmente a velocidade da sua máquina de lavar roupa, há algumas coisas que deve saber.
Máquina de lavar: qual a melhor velocidade de centrifugação?
O que é centrifugação na máquina de lavar roupa?
A função de centrifugação na máquina de lavar roupa é responsável por remover o excesso de água após a lavagem. O processo é muito simples. O tambor da máquina de lavar roupa gira em alta velocidade, criando uma força centrífuga que faz com que a água sai das roupas.
Como se mede?
A velocidade de centrifugação mede-se em RPM (rotações por minuto). Ou seja, o número de vezes que o tambor roda num minuto. As velocidades de centrifugação mais elevadas adequam-se a uma limpeza mais profunda e para a remoção de nódoas. A velocidade também aumenta o tempo de secagem, diminuindo assim o tempo que a roupa passa na máquina de secar e poupando energia. As velocidades de centrifugação mais baixas proporcionam menos agitação, pelo que são melhores para o cuidado dos tecidos e evitarão que as suas peças de roupa delicadas fiquem demasiado amarrotadas. No entanto, as velocidades de centrifugação mais baixas também têm menos poder de limpeza e de remoção de nódoas.
Não se esqueça da temperatura
Muitos ciclos da máquina de lavar roupa permitem-lhe também escolher a temperatura juntamente com a definição da velocidade. Escolher a temperatura correcta é muito importante para garantir que a sua roupa não encolhe ou fica danificada durante um ciclo. As etiquetas de conservação incluem geralmente a temperatura mais elevada a utilizar numa peça de roupa, mas, mesmo assim, é muito útil familiarizar-se com as definições de temperatura.
As lavagens a 60°C ou superiores são melhores para remover nódoas difíceis e níveis elevados de bactérias. No caso das mornas de cerca de 40°C são melhores para artigos que estão em contacto direto com o corpo, como a roupa interior. As lavagens a frio, que variam entre 15°C e 30°C, devem-se utilizar para artigos com sujidade mais ligeira a moderada. A lavagem a temperaturas mais baixas também ajuda a proteger as roupas de cores vivas e as peças de vestuário de desbotarem ou tingirem outras peças.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!