Veículos Elétricos: Colapso da rede elétrica é possível?

À medida que mais e mais carros elétricos, ou híbridos, saem dos stands e vão parar às mãos dos condutores, mais e mais se fala do eventual excesso de consumo de energia nas mais variadas regiões.

Afinal de contas, consegue imaginar, Portugal, que não é uma região independente no campo da produção energética, a ter 1 milhão, ou 2 milhões, de carros elétricos a carregar ao mesmo tempo? Qual é o impacto na rede?

Pois bem, todo o medo à volta de um eventual colapso da rede elétrica é na verdade um mito! (Isto, segundo o Bloomberg)

Veículos Elétricos: Colapso da rede elétrica? Verdade ou mito?

Portanto, como deve saber, um dos maiores mitos à volta da mobilidade elétrica está na eventualidade de a rede de fornecimento de energia pública não aguentar tanto carro ligado à ficha, ao mesmo tempo. No entanto, segundo os analistas da Bloomberg, o colapso é mesmo isso… Um mito. Afinal, segundo um novo estudo, mesmo no pico máximo de utilização, os carregamentos dos EVs são apenas uma pequena parte do consumo global de eletricidade.

Dito tudo isto, para chegar a uma conclusão, os analistas da Bloomberg consideraram casos reais de utilização nos mais diferentes locais. Aproveitando o caso da Noruega, onde mais de 80% das vendas de automóveis são de veículos elétricos, aliás, nesta região, 20% da frota total já está eletrificada.

Qual foi o aumento do consumo?

Bem, segundo dados do Governo Norueguês, o aumento no consumo de eletricidade foi de apenas 1.4%. Ou seja, ao lado de outros campos como a climatização, ou a indústria, os carregamentos de toda a frota elétrica do país, fica remetida a um pequeno canto num gráfico.

Entretanto, segundo várias estimativas de mercado, é esperado que até ao final de 2022, existam mais de 27 milhões de veículos elétricos ativos no mundo. O que claro está, significa uma exigência de capacidade elétrica de mais ou menos 60 TWh, se todos usarem a rede elétrica pública.

Onde ficam estes 60 TWh comparativamente ao consumo global em 2022? Bem… Significam apenas 0.2% da procura global! Curiosamente, mesmo que adoção aumente de forma significativa para 1000 milhões de veículos elétricas na estrada, o consumo de energia global apenas deverá aumentar entre 7% e 9%

Como estão as coisas em Portugal?

Pois bem, segundo o portal MOBI.Data, o consumo simultâneo em Portugal nos postos de carregamentos públicos nunca chegou sequer a 25% da potência instalada, repartida pelos 6000 postos Portugueses.

Conclusão

É um não assunto! Afinal, para chegar ao número de 1000 milhões de veículos elétricos nas estradas, vão ser precisas qualquer coisa como 25~30 anos. Até lá, a indústria da produção de energia vai-se adaptar, vai-se modernizar, etc…

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também