Estamos a meio de uma revolução elétrica no mundo automóvel, com a cada vez maior adoção de veículo eletrificados (híbridos), ou 100% elétricos. No entanto, enquanto o velho motor a combustão teve muitas décadas para ganhar a nossa confiança… O motor elétrico, e claro, a sua fiel companheira Bateria, ainda têm muita ‘sopinha’ para comer. Isto, de forma a conseguirem ganhar a mesma confiança por parte do consumidor.
Especialmente na parte ‘verde’ de toda a construção deste tipo de veículo, o que claro está, nos mete a olhar para as baterias. Ao fim ao cabo, quando uma bateria ‘morre’, para onde vai?
Bem… Antes de mais nada, vamos por partes!
Veículos elétricos: Já existem baterias recicladas!
Portanto, nos tempos que correm, muitos são os incentivos para mudar para o mundo da mobilidade elétrica. Contudo, este tipo de solução ainda não é unânime, visto que apesar do foco na sustentabilidade, a verdade é que vários componentes de um veículo elétrico continuam a ser extremamente poluentes, como é o caso da bateria, que até agora, depois de usada e abusada num carro elétrico, tinha poucos usos.
Em suma, a reciclagem começa a ganhar alguma força no mercado, como podemos ver pelo exemplo que a Northvolt está agora a dar. Uma empresa sueca, capaz de criar uma célula com manganês, cobalto e nível, tudo materiais 100% reciclados a partir de um tratamento hidrometalúrgico de baixa energia. (O processo baseia-se na utilização de uma solução aquosa, de forma a isolar os metais, e posteriormente, remover-lhe todas as impurezas.)
Assim, desta forma, esta empresa é a primeira do mundo a conseguir reciclar uma bateria pensada para veículos elétricos. Com um grande objetivo à sua frente… Reutilizar 125 toneladas de baterias, por ano.
Estamos assim a falar de um processo capaz de recuperar 95% dos metais utilizados, garantindo um nível de pureza muito idêntico ao seu uso original.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será este o início da aposta na reciclagem de baterias? É algo que tem de começar a avançar, para garantir a sustentabilidade de todo o mercado! Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.