Os veículos elétricos estão lentamente a dominar o mercado automóvel em todo o mundo. É verdade que no início muitas pessoas ficaram de pé atrás. No entanto, as vendas têm aumentado e os medos de outrora deram lugar a muito mais confiança. Ainda assim, estes veículos continuam a ter um calcanhar de Aquiles. A bateria! Mas tudo vai mudar graças a uma novidade que vai fazer os veículos elétricos ultrapassarem todos os outros. Em breve vamos ter direito a uma nova tecnologia de bateria. Falo em concreto das chamadas baterias em estado sólido que vão revolucionar o mercado. Mas quais as grandes diferenças e as razões que levam os veículos elétricos a bater todos os outros?
Agora é que os veículos elétricos vão bater todos os outros!
As diferenças entre as novas baterias e a tecnologia anterior
As baterias de estado sólido superam as baterias tradicionais de iões de lítio a todos os níveis. É claro que tudo isto é em teoria porque as baterias em estado sólido ainda não foram instaladas num veículo em produção. Seja como for o hype em torno das baterias de estado sólido está a aumentar porque as mudanças que prometem são verdadeiramente revolucionárias. Dito isto, as baterias de estado sólido apresentam um eletrólito sólido, enquanto as baterias tradicionais de iões de lítio utilizam um eletrólito líquido para ajudar no movimento de iões entre os elétrodos positivos e negativos da bateria.
Esta grande diferença é o ponto de partida para muitas vantagens que as baterias em estado sólido têm em relação às baterias convencionais. Entretanto as baterias em estado sólido também prometem uma densidade energética superior em comparação com as outras. Isto significa que com a mesma dimensão de bateria conseguimos atingir uma distância muito maior.
A densidade de energia adicional também reduz o peso. Assim é possível termos uma bateria menor e mais leve num veículo, sem tirar nada ao desempenho. As baterias em estado sólido ocupam também menos espaço, permitindo aos fabricantes instalá-las de forma mais eficiente.
Como funcionam?
Bem, em termos bateria, na verdade são muito semelhantes às baterias de iões de lítio. Criam eletricidade através do movimento de iões entre o cátodo e os elétrodos, dando origem a um fluxo elétrico que pode ser redirecionado para alimentar o motor elétrico de um veículo. Se os iões fluírem do elétrodo positivo (cátodo) para o negativo (ânodo), a bateria está a carregar. Se for o contrário, a bateria está a libertar energia.
Nas baterias tradicionais de iões de lítio, o ânodo e o cátodo têm uma camada de separação média, que impede a mistura dos eletrólitos dos dois elétrodos. Mas, em baterias de estado sólido, o separador não está presente porque o eletrólito é realmente sólido, prometendo baterias mais leves e mais pequenas. Apesar disso os iões ainda se movem através do eletrólito sólido, mas a maior densidade do eletrólito sólido é o que proporciona maior densidade energética.
Outra vantagem do eletrólito sólido é menos riscos de segurança, uma vez que não há líquido a derramar. Isto caso a bateria seja perfurada acidentalmente num acidente, reduzindo o risco de potenciais incêndios.
A tecnologia das baterias em estado sólido está a receber um apoio maciço da indústria automóvel, e estes investimentos vão acelerar a prontidão de produção destas baterias. A linha EV da VW irá definitivamente beneficiar destas possíveis descobertas na tecnologia de baterias.
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