Portugal tem 143 casos de varíola dos macacos e o Reino Unido quase 200. Sem dúvida que os números estão a aumentar e apesar de alguns considerarem esta doença o novo COVID-19 as coisas são bem diferentes. Isto porque existem pessoas que podem já estar naturalmente protegidas. Para além disso, a propagação parece bem menos veloz. Os sintomas incluem febre, urticária e dores musculares. Mas será que afeta todas as pessoas!
Varíola dos macacos: se tem mais de 51 anos pode estar protegido!
De acordo com a publicação inglesa Express, o médico e escritor, Dr Michael Mosley, revela que qualquer pessoa com idade superior a 51 anos pode estar protegido contra varíola dos macacos. Isto partindo do principio que ocorreu a vacinação contra a varíola.
A vacina da varíola era costume dar-se às crianças até 1971. Entretanto deixou de ser dada. Isto quando esta doença se tornou rara. Apesar de ter sido dada há tantos anos ainda garante 85% de proteção conta a nova doença.
Assim como acontece com o COVID-19 a maioria dos tratamentos contra a varíola dos macacos são apenas para aliviar os sintomas. Entretanto os sintomas são normalmente ligeiros e a maioria das pessoas recupera uma semana depois do tratamento.
Ainda assim há alguns medicamentos que podem ajudar a combater esta doença.
Seja como for há algo muito interessante como refere este médico. É que décadas depois as pessoas que foram inoculadas contra a varíola quando ainda eram bebés continuam a ter anticorpos.
Quanto tempo depois surgem os sintomas depois da infecção?
Quem for infetado normalmente leva entre cinco a 21 dias para os primeiros sintomas aparecerem.
A erupção cutânea normalmente aparece de um a cinco dias após os primeiros sintomas.
A erupção cutânea muitas vezes começa no rosto, depois espalha-se para outras partes do corpo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!