Vaporware: Sabe o que é isto? O que significa?

É muito simples, Vaporware é o que chamamos a produtos, ou serviços, anunciados mas nunca lançados. São produtos que normalmente têm uma onda de entusiasmo gigantesca atrás, mas que devido a várias circunstâncias, acabam adiados indefinidamente, ou até mesmo cancelados.

Um grande exemplo de um produto Vaporware, que por quase milagre deixou de o ser, é nada mais nada menos que o jogo Duke Nukem Forever, anunciado originalmente em 1997, mas apenas lançado em 2011, depois de vários reboots e ademais dificuldades no seu processo de desenvolvimento.

Mas esta não foi a primeira vez que o termo Vaporware foi utilizado. O termo é (bem) mais antigo!

Vaporware: Sabe o que é isto? O que significa?

Até podemos pegar no popular filme ‘Lobo de Wall Street’, em que uma personagem diz que é tudo ‘Fugazi! Não existe!’. Vaporware é um pouco isto! É um produto que foi anunciado, até teve algum esforço de marketing por parte da empresa responsável, mas que pura e simplesmente não existe.

Um termo que se popularizou nos anos 80, depois de um engenheiro da Microsoft, quando questionado acerca do sistema operativo Xenix da empresa nos anos 80, respondeu que esse software era pura e simplesmente ‘vaporware’.

É um termo que tem a sua origem na combinação das palavras ‘Vapor‘ e ‘Software‘. Porque é algo que pode ver, mas não pode agarrar. Sendo quase sempre associado a produtos ou serviços com grande hype, mas que acabam por nunca se materializar em algo oficial.

Entretanto, hoje em dia são poucos os produtos Vaporware a aparecer, porque a indústria já sabe o que o consumidor pretende, e como tal, não se mete em grandes aventuras. Algo extremamente comum no passado, naquilo que era uma época de descobrimentos tecnológicos. Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também