A vida não está muito barata e como tal é bom conseguirmos poupar onde quer que seja. No entanto, há coisas em que é uma boa ideia poupar e outras que nem tanto. Por exemplo quando se trata de uma TV barata saiba que há vantagens e desvantagens e em alguns casos o barato pode sair caro.
Quando se tratam de TVs, o preço exato varia muito com base no tamanho e no tipo de ecrã que tem, quer seja LED, LCD, OLED ou QLED. É sempre útil ter em conta as suas necessidades e consultar algumas reviews. Mas atenção. Não vale a pena comprar um televisor com o qual não vai ficar satisfeito só para poupar algum dinheiro. Vamos então olhar para as vantagens e desvantagens de comprar uma TV barata.
Prós: Acessibilidade
A vantagem mais óbvia de comprar uma TV barata é o facto de ser super acessível. No entanto, alguns modelos mais acessíveis podem ainda ser caros para algumas bolsas. Assim é preciso perceber-se muito bem quanto se quer gastar. Depois pode também recorrer ao mercado de usados.
A maioria das pessoas venderá um televisor usado por cerca de 80% a 90% do preço de retalho. Ainda assim e por muito bom que pareça, deverá querer ver o que o televisor é realmente capaz de fazer antes de o comprar. Isto significa que deve verificar a qualidade da imagem e do som para garantir que ainda é viável. Algumas pessoas vendem um televisor usado simplesmente porque estão a fazer uma atualização ou a mudar de casa e precisam de se livrar dele, mas se um negócio parecer demasiado bom para ser verdade, provavelmente é.
Contra: Funcionalidades limitadas é uma das desvantagens de comprar uma TV barata
Quando algumas pessoas compram um novo televisor, querem funcionalidades, bem como a melhor qualidade de imagem que possa imaginar. Tudo isto vai fazer com que recue ainda mais no que diz respeito ao preço, por isso, se o seu orçamento não for muito elevado, pode perder um pouco.
Entretanto muitas pessoas podem nem considerar a taxa de atualização de uma TV, mas ela é fundamental em algumas circunstâncias. Por exemplo, muitos televisores básicos apresentam uma taxa de atualização (o número de vezes por segundo que um televisor actualiza com novas imagens) de 60 hertz, o que significa que actualiza 60 vezes por segundo. No entanto, os televisores mais avançados vêm agora com taxas de atualização de 120 Hz e é preferível que o seu televisor actualize duas vezes mais quando joga ou vê desporto.
Pro: Funcionalidades básicas pode figurar na lista de vantagens de quem comprar uma TV barata.
Enquanto algumas pessoas querem todas as funcionalidades possíveis, outras precisam apenas de um televisor. Quando tudo o que quer fazer é ver alguns programas de vez em quando, entrar em questões como a resolução são pontos discutíveis. Pode simplesmente ligar o seu televisor a uma antena para obter canais locais, e existem até formas de obter canais gratuitos num televisor Samsung sem qualquer antena. As Smart TVs já lhe permitem aceder a aplicações de streaming, mas pode comprar um stick de streaming para aceder a essas aplicações de forma independente.
Tudo isto para dizer que pode fazer muito com um televisor barato. Se tiver a certeza de que não vai utilizar o seu televisor com muita frequência, pode até procurar modelos lançados em anos anteriores. Porquê comprar um televisor com as últimas novidades quando um televisor do ano passado custa muito menos?
Contra: Qualidade de imagem inferior
Algumas pessoas querem ter a experiência de ir a uma sala de cinema na sua sala de estar. Essas pessoas vão querer considerar todos os tipos de televisores porque a qualidade da imagem pode variar bastante.
Uma das principais diferenças entre os televisores LED e OLED reside no brilho e no contraste. As opções OLED desligam literalmente certos pixéis para que obtenha um preto muito mais profundo no seu ecrã. Além disso, as opções OLED tendem a ser mais finas e leves do que outros tipos de televisores, pelo que poderá ser mais fácil se pretender montar a sua unidade na parede. Todas estas caraterísticas de primeira classe significam que os televisores OLED custarão substancialmente mais do que as alternativas LED, mas isso não significa que o OLED seja o ideal para si. Qualquer pessoa que não se importe particularmente com a melhor qualidade de imagem absoluta provavelmente faria muito bem em poupar algumas centenas de dólares noutra coisa.
Contra: Pior qualidade de som
Tal como as televisões baratas têm geralmente uma qualidade de vídeo inferior, o som também pode não ser tão bom. Esta é talvez uma das principais razões pelas quais tantas pessoas têm de ver os seus programas favoritos com as legendas ligadas, porque têm dificuldade em ouvir o que as pessoas estão a dizer.
Se não está impressionado com o som da sua nova e barata televisão, tem opções. Pode sempre comprar uma barra de som ou uma peça extra de equipamento, mas isso vai afetar o seu orçamento e é apenas mais uma coisa para comprar e instalar. Existem algumas opções de som surround acessíveis para consumidores preocupados com o orçamento, mas antes de comprar qualquer coisa extra, vale a pena ver se consegue melhorar o som do seu televisor por si só.
O seu televisor pode soar mal devido à sua localização. Pode tê-lo colocado num local onde algo está a abafar os altifalantes internos e, por isso, não consegue ouvir nada como deve ser. Também é prudente ajustar os graves e os agudos nas definições de som do seu televisor para ver se isso ajuda. Infelizmente, o som é apenas um dos aspectos em que os televisores modernos tendem a ficar aquém das expectativas. O design de ecrã plano significa que não há muito espaço para colunas e é mais provável que as opções mais baratas sejam prejudicadas.
Pro: Ideal para quem não gosta muito de televisão
As discussões sobre OLED vs. QLED e qualidade de som podem nem sequer interessar à maioria das pessoas. Pode não ser um grande espetador de televisão e só quer algo para ver a nova temporada de “Stranger Things” quando esta voltar a dar. Caso contrário, a unidade fica lá a apanhar pó; nesse caso, é provavelmente mais benéfico obter apenas a opção mais barata imaginável.
Contra: Pode não valer a pena poupar pouco
Para qualquer compra eletrónica importante, é essencial fazer uma pesquisa suficiente, e pode até perceber que vale a pena gastar um pouco só para ter mais paz de espírito. Algumas das principais marcas de televisores não têm uma grande reputação, mas pode considerar comprar um televisor da mesma só para poupar uns trocos. No entanto, se tiver uma verba extra que possa ser usada para comprar um novo televisor, pode considerar simplesmente comprar a opção ligeiramente mais cara.
Uma TV nova deve ser emocionante. Deveria sentir-se em êxtase ao levá-la para casa, instalá-la e começar a ver os seus programas favoritos. Em muitos casos, não precisa de gastar muito mais para ter um televisor significativamente melhor. A Consumer Reports investigou minuciosamente diferentes marcas e tamanhos e descobriu frequentemente que os melhores televisores eram comparáveis em preço às opções mais baratas. Por exemplo, a LG era a marca de topo quando se analisavam os televisores de 32 polegadas com um preço médio de 181 dólares. A sua qualidade era superior à da Vizio, que, na verdade, custava em média mais do que a LG.
Assim já sabe as vantagens e desvantagens de comprar uma TV barata.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!