Vamos ter memória RAM DDR5 a chegar aos 10 GHz!

Caso não saiba, a memória RAM DDR5 está mesmo prestes a chegar ao mercado, visto que as grandes fabricantes até já mandaram os primeiros chips para as parceiras, e estas apenas estão à espera que a Intel e AMD avancem com as novas motherboards e processadores. Algo que supostamente aconteceria na segunda metade do ano, mas que com o estado atual do mundo dos PCs pode acabar adiado.

Mas faz ideia do aumento de desempenho e de frequência?



Vamos ter memória RAM DDR5 a chegar aos 10 GHz!

ram, ddr5

Portanto, numa altura em que o mercado se prepara para abraçar um novo standard de memória RAM, eis que a empresa Chinesa Netac veio agora a público dizer que quer levar a tecnologia ainda mais além.

Afinal de contas, tudo indica que a Netac está a desenvolver memória RAM DDR5 capaz de chegar aos 10 mil MHz. Para ter noção do que isto significa, a JEDEC definiu a frequência do standard entre os 4800 e 8400 MHz.

Óbvio que isto está a fazer com que a indústria comente a situação, especialmente porque é uma empresa muito recente no espaço. Mas o que é realmente ponto de discussão, é que levar os chips a este tipo de frequência significa aumentar significativamente a voltagem, o que claro está, significa um maior consumo de energia e maiores temperaturas.

Entretanto, já sabemos que os chips DDR5 conseguem chegar aos 2.6V, confirmado pela T-FORCE (TeamGroup). Contudo, também existem limitações na própria motherboard… Como atualmente acontece com a memória DDR4.

Só nos resta esperar e ver o que vai acontecer. Mas uma coisa é certa, parece que a memória DDR5 vem trazer muita coisa boa, com muito potencial para mudar o mercado.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também