Como já deve ter percebido, o mundo das consolas portátil está a evoluir a uma velocidade que muitos achariam impensável. Aliás, estamos a viver um novo mundo, visto que muitos especialistas olhavam para o jogo mobile como algo apontado apenas e só para o smartphone, fosse este focado no gaming ou não.
Afinal, toda a gente tem um smartphone no bolso, e por isso mesmo, todos esses utilizadores de smartphone são um potencial cliente para o mundo dos jogos. Mas não! O mundo dos videojogos “mobile” está agora muito focado nas consolas portáteis. A Valve foi uma das primeiras a lançar algo mais ‘PC’, e para a surpresa de muitos, teve um incrível sucesso.
Tanto sucesso que depois da Steam Deck já tivemos a ROG Ally da ASUS como também a Lenovo Legion Go. Isto sem contar com muitos outros produtos mais focados no cloud, ou de fabricantes menos conhecidas.
Esta corrida à performance deveria significar que a Valve já deveria estar a trabalhar numa nova Steam Deck, certo? Sim, é provável que esteja, mas lançamento? Calma!
Valve não quer lançar uma Steam Deck 2 só porque sim!
Portanto, a Valve já afirmou de forma muito pública que a Steam Deck vai ter novas gerações, tal tem sido o seu sucesso no mercado. Mas, a palavra de ordem é “eventualmente”! Não existe pressa para acompanhar o mercado e lançar novas consolas só porque sim.
Aliás, tudo indica que a Valve não está com grande vontade de lançar uma nova versão em 2023, 2024 e provavelmente nem em 2025 (dependendo de como o mercado evolui, ou melhor, como os componentes críticos evoluem no campo da performance). Este mercado está agora a florescer, e é preciso deixar evoluir a coisa. A Valve quer competir com as novas fabricantes com bom suporte no campo do software, e preço. Corrida às especificações (ainda) não.
Em suma, a Valve quer normalizar este tipo de consola primeiro, e depois apostar em novas gerações. Acha isto uma boa ideia? Ou será que a Valve, como primeira a entrar neste mundo, devia ser também a força capaz de levar o mercado para a frente a nível tecnológico? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!