A sua tensão arterial é uma medida muito importante já que revela a pressão que o seu sangue circulante exerce sobre as paredes das suas artérias e é expressa em dois números. A pressão sistólica é o número de cima. Ou seja, a força exercida nas suas artérias quando o seu coração bate. Já a pressão diastólica (o número de baixo) é a força exercida quando o seu coração descansa entre esses batimentos. Esta pressão é expressa em “mm Hg”, que significa “milÃmetros de mercúrio”. Dito isto, tenha sempre atenção aos valores da sua tensão arterial uma vez que podem estar errados!
Valores da sua tensão arterial podem estar errados!
A pressão arterial normal é geralmente considerada inferior a 120 (sistólica) e 80 (diastólica). Dito isto, qualquer valor superior a este é considerado pressão arterial elevada (hipertensão). Mas também não deve ficar demasiado baixa. Assim qualquer valor inferior a 90/60 é considerado tensão arterial baixa (hipotensão). Ambos podem indicar e causar problemas de saúde que vão desde tonturas e confusão a acidentes vasculares cerebrais e ataques cardÃacos.
É por isso que o seu médico verifica sistematicamente a sua tensão arterial quando faz qualquer tipo de exame, utilizando a braçadeira enrolada no braço. Mas atenção porque os resultados da sua tensão arterial podem ser distorcidos por vários fatores.
SÃndrome da bata branca
Uma das principais razões pelas quais a leitura da sua tensão arterial pode ser imprecisa é a chamada sÃndrome da bata branca. Ou seja, a ansiedade que algumas pessoas sentem quando estão num consultório médico. Isto pode resultar num erro de leitura de até 26 mm Hg – o que pode facilmente empurrar a sua leitura para o intervalo de “pressão arterial alta” temporariamente.
Se o seu médico achar que pode estar a lidar com algo como a sÃndrome da bata branca, pode sugerir que verifique a sua tensão arterial regularmente em casa ou recomendar que chegue mais cedo à s consultas para ter algum tempo para relaxar antes de ser examinado.
A forma do seu corpo
A disposição fÃsica quando mede a sua tensão arterial pode ter um grande impacto nos seus números, especialmente se estiver a verificar a sua tensão arterial em casa:
Apoio para as costas
Sentar-se numa cadeira que apoie as suas costas reduzirá os erros; Entretanto ter as costas sem apoio pode acrescentar até 10 mm Hg à sua leitura.
Apoio para o braço
Se mantiver o seu braço mais baixo do que o coração, a sua leitura pode estar errada em até 23 mm Hg. É melhor apoiar o braço para que o possa manter facilmente na elevação correcta.
Pernas e pés
Sentar-se com as pernas cruzadas pode acrescentar até 10 mm Hg à sua leitura, e não apoiar os pés pode acrescentar mais 10 mm Hg. Sente-se com as pernas descruzadas e os pés apoiados no chão.
Braço nu
Medir a sua tensão arterial com a braçadeira à volta de uma ou mais camadas de roupa pode acrescentar até 40 mm Hg.
Tamanho da braçadeira
Finalmente, a braçadeira do aparelho de medição da tensão arterial deve ser do tamanho correto. Estudos demonstraram que as pessoas mais pesadas obtêm frequentemente leituras incorretamente mais elevadas porque a braçadeira de tamanho normal é demasiado pequena e contrai demasiado os braços. É importante que a braçadeira utilizada tenha o tamanho adequado.
Os comportamentos que podem afetar a leitura
Mesmo que o seu corpo esteja fisicamente bem colocado para a leitura e que não sofra de ansiedade quando vai ao médico, há outros comportamentos que podem afetar a sua leitura:
Falar
Sim, ter uma conversa enquanto mede a sua tensão arterial pode aumentar os seus números em até 15 mm Hg.
Bexiga cheia
Se estiver a medir a sua tensão arterial, faça xixi primeiro: Uma bexiga cheia pode aumentar a sua pressão sistólica até 33 mm Hg.
Alimentos e medicamentos
Não é de estranhar que a ingestão de uma grande refeição pouco antes da medição, ou de substâncias como o álcool, a nicotina e a cafeÃna ingeridas imediatamente antes do teste, possa distorcer as medições. Deve evitar ingerir alimentos ou substâncias durante algum tempo antes do teste.
É uma boa ideia prever um perÃodo de repouso de 5 minutos antes de medir a tensão arterial – se for ao consultório médico ou se chegar a casa depois de ter feito um recado e se sentar imediatamente para fazer a medição, pode obter valores mais elevados do que deveria.
É importante notar que os profissionais de saúde estão cientes destes fatores e podem fazer ajustes na leitura dos resultados para os ter em conta. Mas se quiser obter os resultados mais exatos possÃveis para não receber falsos alarmes, tenha estes aspetos em mente da próxima vez que colocar a braçadeira.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!