Como deve imaginar, estou a falar um pouco de barriga cheia. Afinal, como qualquer outra pessoa que “escreve cenas” na Internet, gosto de um bom “bait”, porque é sempre algo que ajuda a levar o leitor a carregar no link do meu artigo.
Mas, apesar de gostar de muitos e bons cliques, também acho que existe um limite ético. Inventar notícias, apenas e só para ter cliques, não faz qualquer sentido, e deveria ter algum tipo de consequência na confiança que o utilizador dá à plataforma, seja esta online, TV, ou papel.
Quer um exemplo?
Vale tudo para ter cliques? Ou visitas? Quais são as formas de protesto?
Por muito importante que seja o dinheiro, e aqui vale a pena salientar que, sempre que alguém entra em qualquer link, canal televisivo, etc… e leva com anúncios em cima, esta pessoa está a apoiar o trabalho da plataforma em questão.
Mas, como disse no título, não pode valer tudo para ter cliques, ter notoriedade, ou discutar coisas que pura e simplesmente não existem. Posso parecer revoltado, porque enquanto o bait é algo completamente normal no meu dia-a-dia, há coisas que realmente me irritam.
Estamos a falar do quê ao certo?
De forma muito concreta, durante o dia de ontem, vários rumores (já desmentidos), apontaram Sérgio Conceição, o antigo treinador do FC Porto, ao Sport Lisboa e Benfica.
Isto deu logo origem a vários artigos, painéis nos mais variados canais, entre outras coisas… Mas, a minha questão é… Cabe na cabeça de alguém, à primeira jornada de um campeonato, o Benfica despedir um treinador que tem contrato (milionário) até 2026, para ir buscar um treinador que é um confesso amante do Futebol Clube do Porto, um dos seus maiores rivais na história do futebol Português?
Isto é especialmente uma coisa sem sentido, quando temos em conta que Rui Costa, o atual presidente do Sport Lisboa e Benfica, tem eleições marcadas para o final do ano. Acha que, um presidente são, ia meter o ex-treinador do clube rival, que é um confesso Portista, e que sempre deu sinais de odiar o benfica, como treinador principal? Isto é sequer assunto de discussão? É assunto para criar painéis, notícias, etc…? Acha que existe sequer 1% de chance de tal coisa acontecer?
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!