Ainda vale a pena comprar uma câmara DSLR?

É verdade que as câmaras DSLR já não são tão populares como eram. No entanto, podem muito bem ser a melhor opção para si. Sobretudo porque neste momento, tanto no mercado dos equipamentos novos como dos usados é possível encontrar excelentes oportunidades. Mas será que vale mesmo a pena comprar uma câmara DSLR?

Muitas pessoas preferem as câmaras mirrorless. São sem dúvida a melhor escolha para muitas pessoas. Logo à partida são mais leves e versáteis do que as DSLR. Para além disso podem proporcionar resultados incríveis. Isto quer esteja a tirar fotografias ou a gravar vídeos. São também um investimento considerável quando se ultrapassa o nível dos modelos de entrada de gama. Mas atenção porque pode ser um grande salto para quem está a começar a pensar em levar a fotografia mais a sério.

As DSLRs novas também podem ser bastante caras, mas alguns modelos económicos são bastante mais acessíveis do que as câmaras mirrorless de gama baixa. No entanto, se estiver disposto a arriscar um pouco numa câmara usada, pode encontrar verdadeiras pechinchas, especialmente agora que muitas pessoas estão a abandonar as suas DSLRs antigas depois de fazerem a mudança para mirrorless.

Objetivas, adaptadores e muito mais

O preço acessível é uma grande razão para considerar uma DSLR, mas é apenas um fator. Mas há mais coisas. A principal delas é o facto de, com uma DSLR, a própria câmara (também designada por “corpo”) ser apenas uma parte da equação. O corpo de uma DSLR determina a resolução da imagem e outras funcionalidades que terá à sua disposição, mas a lente que utilizar com ela terá o maior impacto nas fotografias que conseguirá obter com a câmara.

máquina, câmera, Câmara, Olympus

É possível utilizar e aproveitar uma DSLR sem nunca mudar a objetiva. Ainda assim, uma grande vantagem da câmara, e parte do seu divertimento, é poder trocar de lentes diferentes para obter resultados drasticamente diferentes. Gastar menos numa DSLR nova ou usada pode ser uma excelente forma de lhe dar um pouco mais de flexibilidade para experimentar com algumas lentes diferentes, que também são fáceis de encontrar usadas.

E há muitas objetivas por onde escolher. Se escolher uma DSLR popular, como uma Nikon ou uma Canon, que utilize um dos suportes de lentes mais comuns, poderá escolher entre uma vasta gama de lentes concebidas para funcionar com a sua câmara. Isto desde lentes pequenas e leves com uma distância focal fixa até lentes teleobjetivas longas.

Também pode obter adaptadores baratos que lhe permitem utilizar objetivas concebidas para outros sistemas de montagem mesmo para câmaras de filmar mais antigas.

Uma boa câmara nunca está ultrapassada

Uma DSLR pode ser um dispositivo digital moderno, mas é também uma das peças de equipamento digital mais analógicas que pode comprar. Ao contrário das câmaras sem espelho, as DSLR utilizam um visor ótico tradicional através do qual pode olhar e enquadrar a sua fotografia sem sequer ligar a câmara. Isso não só ajuda a fazer com que uma DSLR se pareça mais com uma câmara analógica tradicional, mas também ajuda a melhorar a vida útil da bateria em comparação com as câmaras mirrorless (que dependem de um LCD ou visor eletrónico).

canon

Há também algo a dizer sobre o peso e o volume simples de uma DSLR e o posicionamento dos controlos manuais que proporcionam uma experiência diferente da de uma câmara mirrorless – e certamente uma experiência muito diferente da de um smartphone.

Resumindo e concluindo ainda vale a pena comprar uma câmara DSLR!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também