No ano passado, a Microsoft anunciou um programa de suporte estendido para o Windows 10 que permitiria aos utilizadores pagar por atualizações de segurança contÃnuas além da data de término do suporte em outubro de 2025. Hoje, a empresa revelou a estrutura de preços para esse programa para clientes comerciais. Começa nos cerca de 60 Euros por dispositivo e dobra a cada ano durante três anos. Ou seja, pode acabar por pagar 240 Euros no terceiro ano. Como se percebe vai sair caro continuar a utilizar o Windows 10.
Vai sair caro continuar a utilizar o Windows 10! Veja quanto paga
As actualizações de segurança no Windows são importantes, pois mantêm-no protegido de quaisquer vulnerabilidades que sejam descobertas no sistema operativo. A Microsoft lança uma atualização de segurança para o Windows 10 uma vez por mês, mas isso vai parar quando chegar outubro de 2025. Os utilizadores que continuarem a utilizar o Windows 10 após essa data ficarão oficialmente sem suporte, a menos que paguem.
O programa de suporte alargado para o Windows 10 permitirá que os clientes comerciais paguem por três anos de actualizações de segurança adicionais. Isso é útil para empresas. Mas também vai chegar a clientes finais. A questão é que como refere o site WindowsLatest os preços serão diferentes e a Microsoft ainda está a analisar quanto os clientes terão de pagar. Seja como for a diferença não deverá ser assim tanta.
O preço para empresas é de cerca de 60 euros por dispositivo, mas esse preço dobra a cada ano durante três anos. Isto significa que o segundo ano custará 120 por dispositivo e o terceiro ano 240 Euros por dispositivo. Pela primeira vez, a Microsoft também permitirá que os utilizadores individuais subscrevam o programa de suporte alargado.
Os clientes comerciais poderão adquirir uma subscrição de chave de ativação a partir de outubro de 2024, que pode ser aplicada a um único PC no qual pretende utilizar o Windows 10 para além de outubro de 2025. Será necessária uma chave de subscrição individual para cada PC que pretenda continuar a receber actualizações para além de outubro de 2025.
Se optar por aderir ao programa um ou dois anos depois, terá de pagar primeiro os anos de actualizações que perdeu.
É um programa dispendioso, provavelmente para incentivar o maior número possÃvel de pessoas a atualizar para o Windows 11. Resta saber agora quanto vão pagar os consumidores finais.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!