Os emojis transcendem as barreiras culturais e linguísticas. Tornaram-se parte do léxico da Internet e da comunicação quotidiana e estão tão enraizados na nossa língua que as pessoas começaram a utilizá-los em palavras-passe. Mas será boa ideia utilizar emojis nas passwords? A verdade é que pode mas não deve.
Está a utilizar emojis nas passwords? Pode mas não deve!
Pode ficar bloqueado
Já alguma vez tentou utilizar um emoji numa palavra-passe? Se já tentou, sabe que algumas plataformas permitem emojis e outras não. Isto não é um grande problema por si só. No entanto, mesmo que consiga criar uma conta algures utilizando uma palavra-passe baseada em emojis, poderá não conseguir iniciar sessão novamente, especialmente se as regras de palavra-passe forem alteradas. Não é improvável que se depare com problemas de compatibilidade ou que o sítio Web que está a tentar utilizar não consiga lidar corretamente com as palavras-passe de emojis.
Previsibilidade
Quando se trata de passwords, as pessoas tendem a utilizar frases comuns e combinações de números fáceis de adivinhar. De facto, de acordo com a pesquisa da NordPass, a palavra-passe mais comum no mundo é “123456”, enquanto frases como “admin” e “password” estão entre as dez primeiras. Se as pessoas começassem a utilizar emojis nas suas palavras-passe, é seguro assumir que iriam utilizar os emojis mais populares, tornando as suas palavras-passe fáceis de decifrar.
Problemas entre plataformas
Os emojis fazem parte do padrão Unicode e são os mesmos em todas as plataformas e sistemas operativos. No entanto, provavelmente já reparou que têm um aspeto diferente consoante o seu sistema operativo. E como o seu aspeto varia, pode ter dificuldade em utilizar a palavra-passe correcta. Se introduzir a palavra-passe errada demasiadas vezes, terá de voltar a verificar a sua conta ou, pior ainda, poderá ficar bloqueado.
Inconveniência
Para além dos potenciais problemas de segurança, há também o inconveniente. Se tudo o que utiliza é o seu smartphone, então talvez a utilização de palavras-passe baseadas em emojis não seja muito inconveniente. Mas alguma vez tentou enviar um emoji para alguém no seu computador de secretária? Se tiver um computador Windows, por exemplo, tem de ativar o suporte de emojis através do ViVeTool. Parece definitivamente mais conveniente utilizar apenas as letras e os números do teclado.
Exposição ao Shoulder Surfing
Provavelmente, o teclado do seu smartphone apresenta os emojis utilizados mais recentemente na parte superior. Ter esta informação prontamente disponível expõe-no ao shoulder surfing. Como o termo sugere, este é um tipo de ciberataque em que o criminoso espia o ecrã do dispositivo do alvo para obter informações sensíveis. Não é que a utilização de uma palavra-passe normal o torne invulnerável a um ataque de shoulder-surfing, mas é definitivamente mais fácil lembrar-se de uma combinação de emojis do que de algo como “us1nFzP!qR”.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!