É mais seguro utilizar a rede móvel ou um Wi-Fi público?

Por vezes temos de ter cuidado com os dados que gastamos e isto leva-nos a procurar um Wi-Fi público para navegarmos na Internet ou falarmos com os nossos amigos. No entanto, podemos estar a pagar esta decisão com a nossa segurança. Neste momento em que existem tecnologias mais eficazes, sobretudo no que fiz respeito às redes sem fios, é mais seguro utilizar a rede móvel ou um Wi-Fi público?

É mais seguro utilizar a rede móvel ou um Wi-Fi público?

Os hotspots Wi-Fi tornaram-se cada vez mais comuns em locais públicos, como cafés, bibliotecas e lojas. Entretanto os utilizadores destas redes têm sido constantemente alertados para potenciais ameaças à segurança e aconselhados a utilizar dados de telemóvel sempre que possível. Mas será que isto ainda se justifica nos tempo atuais?

A segurança tem vindo a aumentar

No passado, a maioria das redes Wi-Fi públicas e domésticas estavam abertas a qualquer pessoa ao alcance do sinal para uma ligação fácil. No entanto, à medida que a sociedade se tornou mais conhecedora da Internet, muitos locais públicos optaram por proteger as suas redes.

usar um Wi-Fi público

Com uma rede Wi-Fi fechada, as suas informações são encriptadas à medida que viajam entre o seu dispositivo, o fornecedor de serviços Internet (ISP) e os sites Web e aplicações que visita. Por este motivo, as redes fechadas exigem que o utilizador inicie sessão na primeira vez que se liga, o que facilita a regulação de quem pode utilizar a rede.

Para além disso há mais páginas Web com os seus próprios protocolos de encriptação do que anteriormente. Isto torna a sua ligação um pouco mais segura, mesmo numa rede Wi-Fi pública não segura.

É mais seguro utilizar-se as redes móveis

Apesar dos protocolos de encriptação atualizados do Wi-Fi, o Wi-Fi público ainda deixa as suas informações mais vulneráveis do que os dados móveis. Isto deve-se principalmente ao número de pessoas que têm acesso a uma rede Wi-Fi pública. Mesmo quando estão protegidas, as palavras passe das redes Wi-Fi públicas são muitas vezes tão simples como o nome da empresa ou outro pormenor relacionado, o que as torna quase tão vulneráveis como as redes abertas.

Em contrapartida, não existe a opção de rede de dados móveis aberta e as actualizações são automaticamente enviadas para o seu dispositivo. Por conseguinte, quando utiliza dados móveis, não tem de se preocupar em iniciar sessão ou verificar que tipo de protocolo de segurança está a ser utilizado. Mesmo a sua ligação ao hotspot móvel será mais segura do que uma ligação Wi-Fi pública, desde que tenha uma palavra-passe forte.

Utilizar o Wi-Fi gratuito nas férias está a sair caro aos portugueses, problemas de rede no smartphone Android, wi-fi. calling, smartphone

Manter-se protegido

Apesar de tudo por vezes pode ser necessário ligar-se a uma rede Wi-Fi pública. Nesses casos, há medidas que pode tomar para proteger as suas informações online. Antes de mais, certifique-se de que se liga a uma rede protegida por palavra passe sempre que possível.

Como camada adicional de proteção, pode utilizar uma VPN ou encriptar o seu dispositivo. Desta forma, mesmo na eventualidade de um criminoso querer atacar alguém através de uma rede pública aleatória, é mais difícil aceder às suas informações.

Por último, o conselho mais importante e antigo que podemos dar é evitar a utilização de redes Wi-Fi públicas para aceder a dados sensíveis, como informações bancárias. Na mesma linha, também é importante evitar a reutilização de informações de início de sessão.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também