Uma das características mais ignoradas dos routers modernos é a porta USB. Dá acesso a várias possibilidades e a verdade é que as pessoas não a utilizam. A verdade é que ao utilizar a porta USB do seu router, pode criar um hub de partilha de ficheiros, transformar uma impressora antiga numa impressora sem fios, alimentar pequenos aparelhos e até configurar uma ligação à Internet de reserva.
Configurar as definições USB do seu router
Antes de poder aceder às funções USB do seu router, é provável que tenha de as configurar e ativar nas definições do router. O processo pode variar de modelo para modelo, mas normalmente tem de abrir o browser e introduzir o endereço IP do router na barra de endereços. Este endereço IP está normalmente impresso no router ou mencionado no manual do router.
Inicie sessão na suite de administração do seu router. Se não tiver alterado as credenciais predefinidas (e deve fazê-lo), poderá encontrá-las no manual do router ou no próprio router.
Encontre a opção de definições USB ou definições de armazenamento. Normalmente, encontra-se no separador Avançadas ou Definições.
Ligue ou marque a opção para a porta USB. Também deverá ver opções para configurar outras funcionalidades disponíveis. Deverá encontrar as opções para configurar outras definições disponíveis – partilha de ficheiros, acesso do utilizador, definições do servidor multimédia, etc.
Para terminar, clique no botão Guardar ou Aplicar e a sua porta USB está pronta a ser utilizada.
Partilhar ficheiros na sua rede doméstica é uma forma muito útil de utilizar a porta USB do seu router
A porta USB do seu router pode transformar um vulgar disco rígido externo num dispositivo NAS (Network Attached Storage), essencialmente uma nuvem privada para a sua casa. Isto significa que pode partilhar ficheiros com todos os dispositivos da sua rede sem anexos de e-mail, pastas partilhadas do Google Drive ou trocas constantes de pens USB.
Tudo o que precisa de fazer é ligar um dispositivo de armazenamento (e configurá-lo como descrito acima), e terá uma partilha de ficheiros instantânea e centralizada. Se precisar de controlar quem vê o quê, muitos modelos de routers permitem-lhe definir permissões de utilizador para que possa conceder direitos de edição completos, acesso apenas de leitura ou restringir determinados ficheiros inteiramente por utilizador. Não tem de sacrificar a segurança em prol da organização ou da eficiência.
Torne uma impressora antiga num equipamento sem fios
Se alguma vez lidou com uma impressora apenas USB, sabe o que fazer: ligar e desligar cabos, lutar para encontrar a porta certa, entre outras coisas. A porta USB do seu router pode mudar tudo isso. Basta ligar a impressora ao router, ativar a partilha de impressora nas definições de administração, procurar impressoras de rede e instalar a sua quando aparecer. É assim tão simples transformar o seu router num servidor de impressão. Uma vez configurado, qualquer dispositivo na sua rede pode enviar documentos para a impressora.
Faça cópias de segurança dos dispositivos ligados
Um dos piores hábitos que pode ter é não fazer cópias de segurança dos seus dispositivos. Os roubos acontecem, os PCs avariam ou ficam corrompidos, ou pode perder o seu telemóvel. A única maneira infalível de evitar estes problemas é ter backups atualizados, e a porta USB do seu router oferece uma maneira surpreendentemente simples de automatizar esse processo.
Em vez de guardar manualmente os ficheiros em unidades externas ou depender apenas de serviços na nuvem, ligue um disco rígido USB ao seu router e configure cópias de segurança automáticas. Sempre que tira uma fotografia, termina um documento ou guarda um projeto, pode guardar uma cópia em segurança na unidade, sem qualquer esforço adicional. Se ocorrer uma catástrofe, os seus dados não desapareceram; estão à sua espera na unidade de cópia de segurança.
Carregue pequenos dispositivos
A porta USB do seu router pode funcionar como fonte de alimentação para pequenos gadgets em caso de emergência. Não substitui o seu carregador principal ou um adaptador de parede de alta velocidade, mas é perfeita para manter os dispositivos de baixo consumo alimentados quando tem poucas tomadas.
Se o seu smartwatch ou os seus auriculares sem fios precisarem, basta ligá-los à porta USB do router. Alguns acessórios domésticos inteligentes, como luzes LED, mini ventoinhas ou sensores alimentados por USB, também podem funcionar com a energia do seu router. Isto significa que pode manter os dispositivos essenciais ligados sem ter de procurar uma tomada ou recorrer a um emaranhado de cabos.
Entretanto tenha em atenção que a maioria das portas USB dos routers fornece uma potência limitada. Mesmo os modelos que oferecem um pouco mais não carregam dispositivos que consomem muita energia.