A Statcounter lançou um novo relatório mensal que revela as instalações dos sistemas operativos em todo o mundo. Ora segundo esta empresa a mais recente versão do Windows (Windows 11) não é muito popular entre os utilizadores de sistemas Microsoft. De facto apenas 15% dos PCs estão a utilizá-lo. Ainda assim a taxa de utilização subiu um pouco.
Só 15% dos utilizadores passaram para o Windows 11!
O Windows 11 ganhou 1,83 pontos em outubro de 2022, subindo de 13,61% para 15,44%. Dito isto, o Windows 11 é a segunda versão mais popular, com 5,83 pontos acima do Windows 7, com uma quota de mercado de 9.61%. O Windows 10, por outro lado, permanece em primeiro lugar com uma quota de 71,29%.
Já o Windows 8.1, 8 e XP dividem os números que faltam. O Statcounter diz que o Windows 8.1 detém atualmente 2,51%, o Windows 8 tem 0,69%, e o Windows XP continua a ter 0,39% de taxa de utilização. No geral, o Windows tem 75,93% do mercado global de sistemas operativos para computador. Já o macOS da Apple tem 15,74%, o Linux 2,6% e o ChromeOS 2,38%.
Entretanto os dados da Statcounter diferem significativamente das últimas conclusões da AdDuplex publicadas no início de setembro de 2022. É que esses dados afirmam que o Windows 11 tem mais de 23% de taxa de utilização. Ou seja, mais 12 pontos do que a mais recente informação avançada pela Statcounter. A diferença entre as duas conclusões deve-se a diferentes métodos de recolha de dados. O AdDuplex obtém as suas estatísticas a partir de aplicações da Microsoft Store que contêm o AdDuplex SDK (aproximadamente 5.000 títulos), enquanto os relatórios do Statcounter são baseados em informações recolhidas de mais de 1,5 milhões de websites.
Infelizmente, a Microsoft não fornece números oficiais no seu sistema operativo, pelo que os valores exatos e as quotas de mercado continuam a ser baseadas em palpites.
Apesar de a Microsoft já ter lançado várias atualizações interessantes para o Windows 11, é pouco provável que o crescimento deste sistema quebre recordes tão cedo. Mas não é só pelo facto das pessoas não quererem. Um estudo revelou que metade das estações de trabalho não cumprem os requisitos de hardware do Windows 11, não conseguindo assim passar do Windows 10 para o 11.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!