Microsoft alerta: 50 milhões de utilizadores do Windows em risco!

Quem está no Windows 10 tem a vantagem de por mais 30 Euros poder continuar a utilizar este sistema operativo com as atualizações mais importantes para além de Outubro de 2025. No entanto, nem todos terão esta sorte. É que na realidade e como destaca a Forbes existem 50 milhões de utilizadores do Windows em risco e precisam de agir rapidamente!

A Microsoft tem razões para estar contente. Afinal de contas os dados mais recentes mostram uma mudança significativa no último mês do Windows 10 para o Windows 11. De facto, nos últimos dois meses, cerca de 50 milhões de utilizadores fizeram a atualização, o que faz uma enorme diferença. A quota do Windows 10 desceu para um pouco mais de 60%, com o Windows 11 a subir para quase 36%. Há apenas oito semanas, o Windows 10 tinha o dobro da quota de mercado da versão mais recente.

A má notícia é que ainda há 50 milhões de utilizadores com Windows 7, Windows 8 ou Windows XP. Esses utilizadores estão em risco hoje e continuarão a estar em risco até que façam a atualização. “Uma versão não suportada do Windows”, alerta a Microsoft, ”não recebe actualizações de software… Estas actualizações incluem actualizações de segurança que protegem o seu PC contra vírus nocivos, spyware e outro software malicioso, que pode roubar as suas informações pessoais.”

remover função do Windows

Muitas pessoas para atualizarem para o novo sistema operativo

Ainda faltam cerca de 850 milhões de PCs com Windows 10 para mudar, dos quais cerca de 400 milhões não podem e os restantes não o farão. As estatísticas de novembro serão especialmente interessantes, uma vez que veremos o impacto inicial da nova oferta de suporte da Microsoft nestes números de migração em aceleração. Saberemos certamente se a tendência está a mudar até ao final do ano e teremos uma ideia da provável aceitação das atualizações expandidas.

Seja como for a expansão do suporte do Windows 10 não altera a direção da viagem. Nem tão pouco a mudança que a Microsoft está a fazer para alinhar mais firmemente o hardware e o software. Tudo para proteger melhor a sua base de utilizadores. A questão pendente continua a ser se há ou não um aumento no uso de PCs com IA que acompanhe esse obstáculo mais básico de hardware. Até agora, tudo parece meio em águas de bacalhau. Seja como for o que importa reter aqui é que 50 milhões de utilizadores do Windows em risco têm de atualizar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também