Utilizadores Android atualizem agora mesmo o Google Chrome

Se utiliza o Google Chrome no seu smartphone Android tem de fazer rapidamente o update para a nova versão disponível na Google Play Store. Tudo porque há uma falha grave classificada como de alta gravidade que pode dar a terceiros o controlo do seu smartphone. A Google diz que não vai revelar mais pormenores até que a grande maioria dos utilizadores tenham instalado o patch.

Utilizadores Android atualizem agora mesmo o Google Chrome

Atualizar o Chrome no seu smartphone Android para a versão 103.0.5060.71 resolve este problema. Para ver qual a versão do Chrome que está atualmente em execução pode ir a Definições > Apps > Ver todas as aplicações > Chrome. Deslize para baixo e verá a versão do Chrome que está a funcionar no seu smartphone Android.

Se a versão em questão for inferior à 103.0.5060.71, então terá mesmo de atualizar para a nova.

A exploração parece estar relacionada com o WEB RTC. Esta é uma plataforma que suporta a partilha de vídeo, voz e dados genéricos. Os programadores usam a plataforma para desenvolver aplicações de voz e vídeo.

Trata-se de um problema grave e, alegadamente, tem sido explorado por criminosos. Tem um número CVE (Vulnerabilidades e Exposições Comuns) de CVE-2022-2294.

Entretanto correções à parte há mais novidades a chegar ao Google Chrome. Foi numa publicação no subreddit do Chrome que o utilizador Leopeva64-2 mostrou que conseguiu deitar a mão à função de tradução parceria do Chrome. Isto no canal Canary. Manifesta-se quando um utilizador seleciona uma parte do texto e depois carrega em Traduzir para quando se utiliza o botão direito do rato.

De facto, é nessa altura que uma pequena caixa de tradução aparece com o texto selecionado e traduzido para o idioma que a Google julga ser o nosso.

Entretanto é possível alterarmos com facilidade a linguagem de destino. Entretanto também é possível recorrer ao menu de três pontos para optarmos automaticamente para o idioma de destino ou indicar que a linguagem de origem não está correta. Claro que para além disto temos o botão que permite traduzir a página toda.

Esta função torna-se particularmente útil quando estamos numa página que tem conteúdos em mais do que um idioma. É que neste caso a tradução automática da totalidade da página não funciona muito bem.

Entretanto algo muito semelhante chegou ao Google Lens no Chrome e deu, sem dúvida, muito jeito.

De facto, a Google está a apostar tudo neste browser, algo também visível na versão 103 que chegou recentemente. Logo à partida, o gestor de passwords do Chrome foi substituído pelo gestor de passwords da Google. Ou seja, a função nativa do sistema operativo Android.

No Chrome 103 para Android, as definições revelam um novo menu de Gestor de Palavras-passe. Quando se carrega nele abre uma nova experiência alimentada pelos Google Play Services.

O Gestor surge numa janela em separado e podemos continuar a navegar pela Internet mesmo quando está aberto.

A interface é muito semelhante aquela que encontramos em passwords.google.com. Entretanto temos também acesso a um cartão que permite iniciar uma verificação que pode garantir a nossa segurança.

Para além disso também é possível fazer uma pesquisa rápida ou adicionar um novo nome de utilizar ou password.

Chrome 103 para Android

Novidades também na encriptação

Os grandes gigantes da tecnologia (Apple, Google, Microsoft) querem livrar-se das passwords. No entanto, até lá, o Gestor de Passwords do Google não vai descansar de tentar garantir a segurança dos utilizadores e assim adicionou um sistema de encriptação no dispositivo para que as palavras-passe fiquem apenas para nós.

A encriptação no dispositivo faz com que “as suas palavras-passe se desbloqueiem no dispositivo utilizando a palavra-passe da Google ou o sistema que desbloqueia o ecrã”, como a impressão digital, PIN, etc. “Nenhuma outra pessoa acede às palavras-passe” uma vez que a Google já não tem a chave de encriptação. Ou seja, fica armazenada no nosso dispositivo de forma segura.

Gestor de passwords encriptação

A Google afirma que a encriptação no dispositivo não se remove uma vez configurada. Pode-se ativar em vários dispositivos. Ou seja, PC, Android e iOS.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também