Os utilizadores das redes sociais descobriram um uso controverso para o novo modelo de IA Gemini da Google. Trata-se da remoção de marcas de água das imagens, incluindo fotos publicadas por bancos de imagem conhecidos, como a Getty Images. Isto já para não falar do trabalho de vários fotógrafos.
Descobriram um uso controverso para o Gemini da Google!
Na semana passada, a Google expandiu o acesso à funcionalidade de geração de imagens do modelo Gemini 2.0 Flash, que permite criar e editar imagens de forma nativa. Esta ferramenta tem demonstrado ser bastante poderosa, mas parece contar com poucas restrições. O Gemini 2.0 Flash consegue não só gerar imagens de figuras públicas e personagens protegidas por direitos de autor, como também remover marcas d’água de fotografias já existentes.
Vários utilizadores do X e do Reddit apontaram que o Gemini 2.0 Flash não se limita a apagar as marcas d’água. Assim também tenta preencher automaticamente as áreas que ficariam em falta após a remoção como destaca o site Techcrunch. Embora existam outras ferramentas baseadas em IA que oferecem esta funcionalidade, o Gemini 2.0 Flash parece destacar-se pela sua eficácia. Para já está disponível gratuitamente.
Importa referir que a funcionalidade de geração de imagens do Gemini 2.0 Flash ainda está classificada como “experimental”. Também como “não recomendada para uso em produção”. Atualmente, só pode ser utilizada em ferramentas destinadas a programadores, como o AI Studio da Google. Além disso, o modelo não é infalível na remoção de marcas d’água, apresentando dificuldades com algumas marcas semi-transparentes ou que cobrem grandes áreas da imagem.
Ainda assim, é provável que alguns detentores de direitos de autor contestem a falta de restrições do modelo. Outras empresas de IA, como a Anthropic e a OpenAI, já implementaram limites nos seus sistemas. O modelo Claude 3.7 Sonnet, da Anthropic, e o GPT-4o, da OpenAI, recusam-se explicitamente a remover marcas d’água. Isto com o Claude a classificar essa prática como “antiética e potencialmente ilegal”.
Nos Estados Unidos, remover uma marca d’água sem a autorização do proprietário da imagem é considerado ilegal, salvo algumas exceções específicas, segundo especialistas em direito de autor.
A Google não respondeu de imediato a pedidos de comentário feitos fora do horário normal de expediente.