USB4 é importante para o seu futuro na tecnologia!

Não é novidade para ninguém dizer que a tecnologia que dá vida ao padrão USB é uma das mais importantes das nossas vidas. Mas, como também já dissemos no passado, nem todos os cabos e portas USB são iguais.

O USB tem vindo a evoluir de forma quase absurda, e por isso mesmo, tem de olhar com olhos de ver para a versão 4.

USB4 é importante para o seu futuro na tecnologia!

Portanto, qualquer pessoa que tenha utilizado um PC desktop, portátil, tablet, smartphone, etc… Na última década, já teve obrigatoriamente de fazer uso de pelo menos um cabo USB.

Estamos a falar de algo que resolveu um problema grave no mundo da tecnologia pessoal. Mais concretamente, o facto de ser complicado ligar vários aparelhos a uma única máquina.

Assim, ao chegar em 1996 ao mercado, o USB veio trazer um padrão universal para tudo, ou pelo menos quase tudo. Mas, como a tecnologia não para, o padrão teve de evoluir, sendo exatamente por isso que ainda temos o tradicional USB-A e o mais moderno USB-C.

Aliás, vamos olhar um pouco para a história da tecnologia ao longo destes anos.

  • USB 1.0 (1996): Tudo começou com a icónica conectividade Type-A, que ainda hoje podemos encontrar no mercado. Porém, na altura era capaz de uma velocidade de transferência de apenas 12 Mbps. Apenas quando existiu a atualização USB 1.1 em 1998 é que o padrão começou a ser adotado de forma mais massificada.
  • USB 2.0 (2000): Foi em 2020 que o USB subiu para outros níveis de performance e exigência. A velocidade subiu para 480 Mbps, e de facto, este padrão ainda aparece em vários aparelhos modernos, como é o caso do iPhone 16. (O USB 2.0 também trouxe os formatos mini e micro).
  • USB 3.0 (2008): Foi aqui que as coisas começaram a ticar mais sérias, com a velocidade a crescer para os 5 Gbps. Mas, a chave esteve em 2014 quando foi lançada a atualização USB 3.2, que por sua vez também trouxe o USB-C, bem como um aumento na velocidade para 10 Gbps.
  • USB4 (2019): Tendo como base a tecnologia Thunderbolt 3 da Intel, o USB4 é compatível com tudo ou quase tudo. Chega aos 40 Gbps, pode carregar aparelhos eletrónicos até 240W, e também consegue passar dados de imagem e som através do modo DP-Alt.

Assim, desde 1996, a tecnologia que dá vida ao padrão USB tem vindo a evoluir de forma incrível, e por isso mesmo, está na altura de começar a prestar mais atenção à versão do padrão USB dos seus dispositivos eletrónicos.

Em suma, tem de garantir que tem USB4, porque caso contrário, pode vir a perder muita coisa no campo da funcionalidade, tanto no presente, como também no futuro.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também