Caso não saiba, a Apple não trocou a entrada Lightning do iPhone pelo USB-C, apenas e só pela bondade do seu coração. Tudo esteve relacionado com a entrada em vigor de novas normas Europeias, que metem o USB-C como o padrão para tudo e mais alguma coisa.
Normas que entraram em vigor no dia 1 de Janeiro de 2025.
USB-C: Reinado (a sério) começa em 2025. O que significa isto?
Portanto, caso não se lembre, foi há dois anos que a União Europeia decidiu transformar o USB-C no padrão para carregamento e transferência de dados na região. Isto, para todos os pequenos dispositivios no mercado. Uma decisão que, curiosamente, teve a imposição da Apple.
- Nota: A Apple não usava apenas o Lightning pelas suas vantagens. A gigante Norte-Americana ganhava muito dinheiro com a venda do cabo, e de vários acessórios compatíveis com o padrão. Além disso, também ganhava royalties na venda de produtos de outras marcas, baseados neste mesmo padrão.
Mas, foi mesmo em frente, e entra agora em vigor de forma 100% oficial. Ou seja, até ao final de 2024, todas as fabricantes de smartphones, tablets, câmaras, etc… Tinham de implementar uma porta USB-C para carregamento e transferências de dados em todos os seus produtos.
Curioso… Porque isto é apenas o início! Visto que esta norma também se vai estender ao mundo dos portáteis em 2026.
Qual é o objetivo?
A ideia é que seja possível utilizar um único carregador para todos os seus dispositivos.
- Nota: O que vai ser complicado, visto existir uma gigantesca confusão no mercado, especialmente no lado dos cabos. Nem todos os cabos USB-C são iguais!
- USB-C em 2024 devia ser genial, mas é uma confusão!
A União Europeia também quer que dispositivos com suporte a carregamento rápido tenham a mesma velocidade de carregamento, assegurando que qualquer carregador compatível pode alimentar os dispositivos ao mesmo ritmo.
Em suma, de acordo com a Comissão Europeia, a adoção de um carregador USB-C comum melhorará a interoperabilidade em todo o mercado, reduzindo o impacto nos consumidores e no ambiente.