Muito se fala da chegada do USB-C ao iPhone, devido ao aumento da praticidade daquilo que vai ser carregar qualquer aparelho, a partir de um único cabo! Mas… Acha que é só isso que vai mudar?
A chegada do USB-C vai obviamente acabar com o pesadelo que é ter cabos diferentes, para o carregamento de aparelhos também eles diferentes. Mas o que é realmente importante, é mesmo o aumento de velocidade nas transferências de ficheiros, e claro, o aumento da velocidade de carregamento. (Provavelmente mais a primeira que a segunda, visto que a Apple não parece muito interessada em velocidades de carregamento muito altas, para manter a longevidade da bateria alta.)
Como deve saber, o cabo Lightning era (e é) um cabo frágil, que dura pouco tempo nas mãos dos utilizadores. Além disso, é também um padrão, que apesar de fazer muito dinheiro para os bolsos da Apple, tem vindo a limitar o iPhone, de formas muito significativas.
USB-C no iPhone: O que realmente muda? Tem ideia?
Portanto, no mundo Android, o padrão é, e já é há algum tempo, o uso de cabos USB-C para carregamento e transferência de ficheiros. É aqui que está a grande vantagem do ‘standard’, visto que é muito mais fácil adotar as tecnologias mais recentes do mercado.
Aliás, no iPad Pro, a Apple já adotou o USB-C há algum tempo, exatamente para conseguir oferecer taxas de transferência de ficheiros mais elevadas.
Caso não saiba, o USB-C consegue chegar a velocidades de transferência de ficheiros de 40G bps (Thunderbolt 4), isto enquanto o velho cabo Lightning continua preso aos 480 Mbps.
Isto significa que vai ser possÃvel ligar o iPhone a monitor/TVs, sem perder qualidade de imagem, e claro, fazer transferência de ficheiros a uma velocidade absolutamente incrÃvel, o que é cada vez mais essencial, tal é o tamanho dos ficheiros multimédia, fruto das capturas de imagem do módulo de câmeras traseiro dos smartphones iPhone 14 Pro.
Entretanto, como disse em cima, o USB-C também abre portas a carregamentos mais rápidos. Mas… Aqui… Parece que a Apple tem a mesma exata mentalidade da Samsung, ao optar por velocidades mais baixas, mas mais seguras para a longevidade da célula da bateria.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!