USB-C 4.0 vai trazer suporte a DisplayPort e resoluções 16K em 2021!

A tecnologia não pára! Afinal, quer estejamos a falar dos nossos smartphones, PCs, tablets ou TVs, temos cada vez mais poder de processamento, ecrãs com novas tecnologias com o propósito de melhorar ainda mais a qualidade de imagem, mais memória, IA, etc… Aliás, nem a porta USB pode parar de evoluir, para este comboio não descarrilar completamente.

Afinal de contas, de acordo com o CNET, o novo standard USB-C 4.0 irá chegar ao mercado já em 2021 com algumas novidades bastante interessantes, como o suporte a resoluções até 16K, bem como a implementação do padrão DisplayPort 2.0.

USB-C 4.0 vai trazer suporte a DisplayPort e resoluções 16K em 2021!

USB

Portanto, apesar do standard no mundo dos PCs ainda ser o FullHD, e a grande maioria das TVs ainda estarem equipadas com uma TV com esta resolução, o mundo da tecnologia não pára. Por isso, o standard DisplayPort 2.0 já traz suporte a resoluções 8K a 60Hz, e ainda suporte limitado à resolução de 16K.



Obviamente que a vantagem desta evolução não está apenas no acréscimo da resolução! Afinal de contas, com tudo a ser feito através da porta USB, a tendência é que as fabricantes de portáteis tenham agora a oportunidade de produzir máquina ainda mais finas, eliminando as portas DisplayPort dedicadas.

Entretanto, além de tudo isto, vamos ainda ver um aumento significativo nas velocidades de transferência. Com o novo formato a conseguir transmitir até 40 Gbps de informação por SuperSpeed USB e até 80 Gbps utilizando o máximo teórico do standard.

Por fim, a transição para o novo standard deverá ser feita de forma faseada nos próximos anos, a começar em 2021.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também