USB 4.0 traz consigo suporte a velocidades de transferĂȘncia de 40Gbps

Apesar dos ‘standards’ USB 3.0, 3.1 e 3.2 ainda nĂŁo terem conquistado completamente o mercado, parece que nĂłs (Os Utilizadores) jĂĄ nos podemos preparar para o que vem a seguir, o USB 4.0 Gen1.

O USB 4.0 tem como grande objetivo, simplificar a plataforma, que ficou uma confusĂŁo autĂȘntico apĂłs o lançamento do standard 3.0

Portanto, apesar das grandes vantagens do USB 3.0, a sua nomenclatura foi tudo menos clara, o que acabou por não ajudar na adoção da tecnologia. Assim, para facilitar todo o processo, a USB-IF decidiu chamar as portas USB 3.0 (5Gbps) de SuperSpeed USB, portas USB 3.1 (10Gbps) de SuperSpeed USB 10Gbps e finalmente as portas USB de 20Gbps de USB 3.2 Gen2x2. Então, e as novas portas USB 4.0?

USB



O standard USB 4.0 Ă© oficial e tem como objetivo oferecer todos os benefĂ­cios do USB 3 atravĂ©s de um Ășnico conector USB-C

Em suma, em comparação com o agora ‘velhinho’ USB 3, o novo USB 4 nĂŁo estĂĄ apenas focado na velocidade! Apesar de a aumentar significativamente na mesma arquitetura dual-simplex.



Ou seja, o USB 4 vai oferecer uma grande atualização na maneira como os perifĂ©ricos comunicam. EntĂŁo, com o novo standard, perifĂ©ricos ligados a computador ‘host’ irĂŁo ser capazes de partilhar a largura de banda disponĂ­vel.

Além disto, a nova plataforma irå também reter a compatibilidade com os atuais produtos USB e Thunderbolt. Trazendo também para cima da mesa carregamento de 100W e suporte a dois ecrãs de 4K (60Hz).

A designação do USB 4 Ă© ‘USB4’, apesar das mudanças na nomenclatura dos standards anteriores.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opiniĂŁo, nos comentĂĄrios em baixo.

Fonte


Os processadores podem estar prestes a ter um ‘Boost’ brutal!

7nm, nano-tubos

Se por acaso não conhece a Lei de Moore, esta diz que um processador irå duplicar a sua contagem de transistores de 2 em 2 anos. O que claro estå, irå resultar num aumento brutal de performance no mesmo espaço de tempo.

No entanto, jĂĄ hĂĄ algum tempo que esta ‘lei’ anda a ser violada… Graças aos limites daquele que Ă© o material mais utilizado nos processadores atuais, o silĂ­cio.

Leia o resto do artigo aqui.

Siga a Leak no Google NotĂ­cias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também