Os hotspots Wi-Fi públicos estão por todo o lado. Seja num hotel, café, restaurante ou aeroporto, pode obter uma ligação Wi-Fi sem custos. Mas será que a rede Wi-Fi pública é realmente segura? E se não, existem formas de usar redes Wi-Fi grátis em segurança? Sim mas só se fizer exatamente o que referimos no final deste artigo.
Atenção! Só assim pode usar redes Wi-Fi grátis sem perigo!
As razões para existirem redes Wi-Fi grátis
O Wi-Fi gratuito aumenta as vendas. Os clientes com acesso a uma rede Wi-Fi gratuita são mais propensos a permanecer mais tempo nas instalações de um determinado espaço. Como resultado, eles irão comprar mais produtos.
Entretanto algumas empresas oferecem Wi-Fi grátis para promover os seus produtos ou serviços, uma vez que algumas soluções permitem às empresas criar páginas de destino para partilhar ofertas em tempo real.
Além disso, a rede Wi-Fi gratuita é uma forma fácil para as empresas se destacarem e fazerem com que os clientes se sintam bem-vindos.
Ao oferecer acesso Wi-Fi gratuito, as empresas criam uma vantagem sobre os seus concorrentes que não fornecem Internet gratuita aos clientes.
As redes Wi-Fi grátis são seguras?
Não, as redes Wi-Fi públicas não são seguras. A ligação à rede Wi-Fi pública em cafés, hotéis, aeroportos, ou outros locais públicos torna-o suscetível a algumas ameaças de segurança.
Por exemplo, alguém pode criar um hotspot malicioso com o nome de uma rede legítima. E quando se liga a ele alguém deita a mão às suas atividades online.
Outro ataque muito comum chama-se Man-in-the-Middle (MITM). Nele, uma terceira pessoa interceta os dados entre dois pontos. Confuso? Quando se liga à Internet e visita um website, os dados viajam entre o seu dispositivo e o website. Uma ligação Wi-Fi pública mal feita facilita a interceção dos dados e o acesso a tudo o que está a fazer.
O sniffing é outro dos grandes perigos. Com kits e ferramentas baratas, os hackers podem escutar a sua ligação Wi-Fi pública se o seu dispositivo não estiver suficientemente seguro e saber tudo o que está a fazer online.
Claro que no meio disto tudo ainda temos as infeções de malware.
Como utilizar uma rede Wi-Fi grátis de forma segura
Ativar a Firewall e Antivírus no seu PC
Um bom programa de firewall e software antivírus pode impedir os ataques de malware quando está a utilizar redes públicas Wi-Fi. Portanto, certifique-se de que ativou a firewall no seu PC e de que o seu programa antivírus está atualizado.
Embora o Microsoft Defender ofereça uma segurança razoável, investir num programa de software antivírus premium será melhor considerando o número crescente de ataques informáticos.
Utilize um endereço de e-mail descartável para se inscrever em Wi-Fi públicos
Os hotspots Wi-Fi pedem-lhe frequentemente para enviar o seu endereço de correio electrónico para começar a utilizar a Internet gratuita. Em vez de dar o seu e-mail pessoal, pode usar um endereço de e-mail descartável para proteger a sua privacidade.
Verifique se existe uma ligação segura
Visite sempre sites seguros quando utilizar ligações gratuitas à Internet oferecidas pelas marcas. Para garantir que o website que está a visitar é seguro, olhe cuidadosamente para o endereço do website. Se o endereço não incluir “HTTPS”, não é um site seguro para visitar.
Utilize uma VPN de confiança
Uma rede privada virtual (VPN) irá encaminhar a sua ligação através de um servidor de Internet privado, mascarar o seu endereço IP e encriptar os dados que vão e vêm do seu dispositivo.
Mesmo que esteja ligado a uma rede pública insegura, não vão conseguir perceber o que está a fazer devido à forte encriptação da VPN.
Assegure-se de que a sua partilha de ficheiros de rede está desligada
Quando a partilha de ficheiros em rede está ativada, os criminosos podem aceder a ficheiros partilhados no seu computador. Por isso, deve manter a partilha desligada quando se liga a uma rede Wi-Fi pública.
Além disso, manter a partilha desligada quando ligado a uma rede aberta ajuda-o a evitar partilhar ficheiros importantes com a pessoa errada por engano.
Evite Submeter Informações pessoais
Ao utilizar uma rede Wi-Fi pública, deve evitar preencher informações sensível online, como por exemplo: Detalhes do cartão, Número de Segurança Social, Endereço, Número de telefone, entre outros.
Esqueça a rede depois de a utilizar
Depois de ter utilizado uma rede Wi-Fi pública, esqueça sempre a rede. Isto irá impedir a ligação automática à rede quando estiver por perto, reduzindo o tempo em que o seu dispositivo está ligado a uma rede Wi-Fi pública.
Mantenha o seu SO e software atualizados
Os criminosos também exploram vulnerabilidades em sistemas operativos e programas de software para realizar vários ciberataques. Portanto, deve manter sempre o seu dispositivo e programas de software atualizados.
Se seguir tudo isto vai poder usar um Wi-Fi público sem problemas ou pelo menos com muito mais segurança.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!