É uma daquelas pessoas que está constantemente a dizer que dormiu mal, ou que tem dificuldades em dormir? Pois, mas deixe lá, eu também sou. Obviamente que pode ter uma predisposição genética para ter noites mais mal dormidas, mas, existem vários maus hábitos que não ajudam nada a ter uma boa noite de descanso.
Um deles é a ingestão de cafeína ao fim da tarde ou à noite. Por muito cansado que esteja, a cafeína vai diminuir a qualidade do seu sono. Outra razão gigantesca é a utilização de computadores, tablets ou smartphones quando já está deitado e pronto a dormir.
Todos nós fazemos isso, e sim, não afeta todas as pessoas por igual. Mas é de facto uma má ideia.
Usar o smartphone antes de dormir é um erro!
Portanto, todos os ecrãs, e mesmo incluindo os que têm algum tipo de proteção, significam uma exposição a luz azul. Esta luz azul, especialmente antes de dormir, tem sido associada a um risco aumentado de insónia, ou quebra na qualidade do seu sono.
Por isso, pessoas que usem smartphones, tablets, computadores, ou vejam demasiada televisão à noite, podem experienciar dificuldades para adormecer e alcançar assim o sono profundo e restaurador necessário o bem estar.
Tenho mesmo de usar o smartphone! O que faço?
Hoje em dia, a grande maioria dos smartphones já têm certificações que reduzem a luz azul, além disso contam também com funcionalidades que aumentam ainda mais a proteção, como é o filtro de luz azul.
Basta ir às definições de ecrã e ativar, está disponível em qualquer smartphone e em qualquer sistema operativo. Porém, não é uma solução a 100%, apenas ajuda.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.