OLX vs Vinted vs Marketplace vs Wallapop – Hoje em dia, com tudo tão caro, especialmente no mundo da tecnologia, vale sempre a pena dar uma vista de olhos à mesa do fundo onde temos um grande placar a dizer “Material em Segunda Mão / Recondicionados”.
O que claro está, significa que temos de olhar para as velhas mas tão populares plataformas como o OLX e Facebook Marketplace, mas também temos de olhar para outras plataformas mais recentes, e com algumas inovações à mistura, como é o caso da Vinted e da Wallapop.
Qual é a melhor e mais segura plataforma do momento? Vamos analisar!
Vender ou Comprar material usado!? OLX vs Vinted vs Marketplace vs Wallapop
Portanto, ao longo dos anos já comprei e vendi muita coisa através deste tipo de plataforma, aliás, comprei agora um smartwatch através de uma delas, porque não quis de forma alguma pagar os preços que as lojas e fabricantes andam a pedir em 2023.
Uma economia nos dias que correm pode e deve ser circular.
Ou seja, se já não serve para as minhas necessidades, pode servir para as necessidades de outra pessoa. O vice-versa também é verdade, há muita coisa nos usados que já não faz sentido para a pessoa que está a vender, mas para mim (ou para si) pode dar um jeitaço.
Porém, até no mundo da venda e compra de material usado as coisas têm de evoluir, por isso, faz todo o sentido olhar para as plataformas atuais antes de começar a comprar e a vender. Especiamente nesta altura que precede o Natal, em que algumas pessoas começam a despachar tudo o que têm em mais em casa, para ganhar um orçamento extra para dar aquela prenda mais especial aos filhos, ou pura e simplesmente arranjar mais espaço para a árvore de Natal.
Afinal de contas, pode vender ou comprar roupa, smartphones, tablets, TVs, móveis, etc… É um potencial quase ilimitado! Mas tudo isto levanta uma questão… Qual é a melhor plataforma? O OLX? O Facebook Marketplace? A Vinted ou a Wallapop?
Vamos por partes!
OLX
O OLX é ainda a plataforma de venda e compra de material usado mais popular de Portugal. O nome OLX em Portugal é quase sinónimo de venda e compra de material usado!
Dito tudo isto, aqui vende-se de tudo um pouco. Porém, é também uma plataforma que está um pouco parada no tempo em termos de funcionalidades pensadas para a segurança e privacidade do utilizador.
- Sim, já existe a funcionalidade de Entrega OLX, através dos CTT. Porém, a entrega dos artigos é ainda da total responsabilidade do vendedor.
Tem algumas vantagens, mas fica também a sensação de que as pessoas em Portugal não têm ideia do valor real dos seus produtos quando os publicam no OLX. Sendo essa uma grande desvantagem para quem quer comprar ou vender. A parte social desta plataforma leva alguns utilizadores à loucura.
Vantagens:
- Fácil de utilizar e configurar.
- Não se pagam comissões de venda
- Pesquisa poderosa, tendo em conta categorias e localização do vendedor e comprador.
- Pagamentos feitos fora da plataforma. (Bom se quiser receber o dinheiro logo na mão)
Desvantagens:
- A avaliação feita aos compradores e vendedores não é justa, sendo um sistema automático. (Exemplo: Existem reviews negativas porque o vendedor não quis baixar o preço. Ou porque demorou mais que 1 hora a responder.)
- Pagamentos feitos fora da plataforma. (Mau se tiver medo de ser enganado)
Wallapop
A Wallapop é uma plataforma mais focada no mercado Espanhol, mas em pleno crescimento no território Português. Surgiu pouco tempo após a Vinted, e por isso funciona de forma muito similar.
É na minha opinião mais simples, e também mais segura face ao OLX. Tem a vantagem de termos acesso ao mercado Espanhol, com mais dinheiro e menos complicações face ao nosso. Tudo é automático, e facilitado, especialmente na hora da entrega e receção dos produtos. Curiosamente, se é mais tradicional, tem também a hipótese de encontro pessoal. (O pagamento é sempre feito através da plataforma).
Vantagens:
- Sistema de avaliação mais robusto e fidedigno.
- Possível pesquisar por hashtag.
- O comprador tem muita proteção e até acesso a um seguro.
- Sistema de pagamento dentro da plataforma.
- Sistema de envio e receção de encomendas que funciona de forma semi-automática.
Desvantagens:
- Na questão da proteção, o vendedor está sempre mais desprotegido que o comprador.
- Não aceita PayPal para pagamentos.
- Custo adicional para garantias de segurança.
Facebook Marketplace
O Marketplace do Facebook apareceu há alguns anos como um grande rival ao OLX, mas… Sofre também de muitos dos problemas do velho OLX. Porém, apesar de todos os defeitos, tem a vantagem de estar associado a uma rede social.
Vantagens:
- Possível partilhar o anúncio na sua conta e em vários grupos. Os seus amigos também podem partilhar o seu anúncio.
- Não há comissões sobre as vendas.
- Chat integrado na mesma app.
- Possível perceber pelo perfil das pessoas se estamos a ser ou não enganados. (Ter acesso à sua informação privada também é um extra).
Desvantagens:
- Tem de estar registado
- Pagamento fora da plataforma
- Envio fora da plataforma.
- Não é anónimo.
Vinted
Primeiramente, a Vinted começou por ser uma plataforma focada na compra e venda de roupa usada. Mas, depois de ter feito imenso sucesso nesse campo, rapidamente começou a crescer para uma plataforma de qualquer tipo de produto usado. Hoje em dia já se vendem jogos, smartphones, consolas, artigos para a casa, entre muitas outras coisas. É, como dissemos em cima, extremamente fácil de utilizar.
Vantagens:
- Pesquisa poderosa.
- Envio feito através da plataforma.
- Pagamentos feitos através da plataforma.
- Possível avaliar o comprador e vendedor.
Desvantagens:
- Não é possível saber a localização do comprador.
- O comprador pode experimentar o artigo durante dois dias. O que é curioso para quem compra, mas é um risco para quem vende.
- Não pode fazer entregas em mão.
- Existe possibilidade de seguro, mas é pago à parte.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? É utilizador de alguma destas plataformas? Partilhe connosco a sua opinião e experiência na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!