Hoje em dia já não é muito comum, mas, como deve imaginar, qualquer falta de energia repentina, ou pico de corrente, pode danificar um qualquer aparelho em sua casa, seja este um computador, um sistema de som, ou consola.
É exatamente por isso que existem as UPS (Uninterruptible Power Supply), um aparelho que não só protege todos os aparelhos ligados a si de picos de corrente, como também são capazes de oferecer alguns minutos de autonomia, para que consiga salvaguardar todo o trabalho que estava a fazer antes do corte de luz.
UPS: Ainda faz sentido ter este tipo de aparelho?
Portanto, de forma muito resumida… Sim! Mas depende do tipo de utilização que dá ao seu computador.
As quedas de energia, ou como o bom Português diz “Faltas de Luz”, são hoje em dia menos comuns, mas ainda assim perigosas. Afinal de contas, podem danificar qualquer aparelho doméstico, de escritório, ou até industrial, especialmente quando o tema são equipamentos informáticos, que são quase sempre mais susceptíveis a este tipo de falha.
O que é uma UPS?
UPS significa Fonte de Alimentação Ininterrupta, sendo um aparelho capaz de garantir um fornecimento de energia, sem falhas, durante tempos de picos de energia, ou até falta de luz, dependendo do tipo de UPS que estamos a falar.
Ou seja, temos uma camada de proteção, e ainda a possibilidade de guardar todo o trabalho que estava a ser feito na altura da quebra no fornecimento de energia, graças a uma pequena bateria capaz de dar alguns minutos extra de energia a tudo o que estava ligado a este aparelho.
Vamos ver que tipos de UPS existem?
1. Standby (Black-UPS)
Este tipo de UPS não participa no fornecimento de energia enquanto existir energia elétrica a vir da rede. Esta é uma opção de Reserva, sendo mais uma bateria, do que apenas uma simples UPS. É uma alternativa muito mais barata.
2. Smart-UPS
Este tipo de UPS é parecida à alternativa explicada em cima, mas, neste caso, já conta com um estabilizador de tensão externo.
No entanto, também temos algumas desvantagens, como é a falta de estabilização de frequência durante o funcionamento normal, e a falta de defesas quanto à penetração de interferências eletromagnéticas e radiofrequência.
Este tipo de aparelho é mais popular para proteger equipamentos informáticos de quedas de energia frequentes, e voltagem instável.
3. UPS de dupla conversão (on-line)
Esta é a opção mais cara, mas também a que dá mais confiança e vale mais a pena.
Este tipo de UPS é capaz de oferecer energia de alta qualidade, o aparelho está sempre ligado à linha, e se existir tensão, esta é convertida em corrente contínua, posteriormente utilizada para recarregar as baterias.
Mais concretamente, a bateria da UPS está constantemente ligada entre o inversor e o retificador. Vantagem? Todas! Desvantagem? Preço e complexidade do circuito.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!