Anteriormente e no que diz respeito às televisões os maiores upgrades estavam sobretudo relacionados com uma melhor imagem ou som. No entanto, agora, as coisas mudaram e existem muitos fatores que podem transformar rapidamente uma Smart TV num equipamento obsoleto. Mas no meio de tudo isto há boas notícias. É que e possível fazer um upgrade à sua Smart TV totalmente grátis ou quase. Veja o que tem de mudar.
Quer fazer um upgrade à sua Smart TV?
Adicione dispositivos de streaming externos
É verdade que as Smart TV fazem muitas coisas. No entanto com o passar do tempo podem ficar desatualizadas. Sobretudo porque os fabricantes não estão sempre a lançar atualizações e inclusivamente algumas apps podem deixar de funcionar. É aqui que entram os dispositivos de streaming externos. Pode manter a sua TV de sempre mas dar-lhe novas funcionalidades e sobretudo mais rapidez.
Considere combinar as funcionalidades da sua smart TV com um dispositivo de streaming externo, como o Google TV Streamer, Apple TV, Roku ou Amazon Fire Stick. Estes dispositivos práticos ligam-se a smart TVs através de HDMI e oferecem muitas aplicações, serviços e funcionalidades avançadas, algumas das quais poderá não encontrar na sua smart TV.
Utilize um comutador HDMI
Gostava que a sua smart TV tivesse mais portas HDMI? Não é o único, pois a maioria dos televisores raramente tem portas suficientes. Mesmo que tenha, nem todas suportam a versão mais recente do HDMI (HDMI 2.1). Verá que funcionalidades úteis, como 4K 120 Hz, estão limitadas a uma ou duas portas. Isto pode ser uma desilusão se tiver vários dispositivos, como consolas de jogos, dispositivos de streaming ou barras de som. A forma de resolver as coisas é arranjando um comutador HDMI.
Este dispositivo compacto liga-se a uma porta HDMI e divide-se em vários canais, permitindo-lhe ligar vários dispositivos compatíveis com HDMI a uma smart TV com uma ou duas portas HDMI.
Existem dois tipos principais de comutadores HDMI: manual e automático. Para utilizar o modelo manual, tem de premir um botão para alternar entre os dispositivos ligados. Os comutadores HDMI automáticos detectam automaticamente quando os dispositivos ligados estão activos e mudam para essa entrada.
Mude para uma ligação à Internet com fios
Embora uma ligação Wi-Fi ofereça uma forma eficaz e conveniente de ligar o seu aparelho à Internet, por vezes pode ser menos estável. Isto é especialmente verdade numa área cheia de gente com várias ligações Wi-Fi. A interferência de paredes espessas e de outros dispositivos pode fazer com que a sua ligação fique bloqueada, levando a ligações instáveis e a uma qualidade de transmissão minimizada.
Para garantir um streaming ininterrupto, ligue o televisor ao router através de um cabo Ethernet. Oferece ligações à Internet estáveis e de alta velocidade, imunes a interferências físicas. É ideal para jogos online, transmissão de conteúdos em 4K ou quando é importante ter uma ligação à Internet rápida e estável. No entanto existem algumas ocasiões em que isto pode ser uma má ideia. Alguns fabricantes ainda optem por colocar portas Ethernet 10/100. Se vir que a velocidade reduz por algum motivo volte para a ligação Wi-Fi.
Limpar a cache
Com o tempo, a cache pode ocupar espaço na sua smart TV, levando a um desempenho lento. É por isso que é importante limpar a cache ao fim de algum tempo. Se o fizer de vez em quando, pode dar uma nova vida ao sistema operativo. Se existirem aplicações que estejam a criar buffer, também pode limpar a cache.
Além disso, instale ou elimine as aplicações que já não utiliza para libertar espaço. O mesmo se aplica a ficheiros como fotografias, conteúdos de jogos e filmes.
Desactive a suavização de movimento
A maioria das marcas de televisores utiliza diferentes tecnologias para minimizar a desfocagem de movimento, como a utilização de frames pretos ou a repetição de fotogramas nos sinais de vídeo. A técnica é geralmente conhecida como suavização de movimento e tem nomes diferentes, incluindo TruMotion na LG, Motionflow na Sony e Auto Motion na Samsung. Melhora a fluidez da imagem no seu ecrã, o que é bom para eventos desportivos ou jogos em direto.
No entanto, o mesmo não se pode dizer dos programas de televisão e filmes. Tende a limitar a cadência habitual dos filmes, fazendo com que os filmes mais pesados ou clássicos pareçam vídeos, resultando num “efeito de telenovela”. Para resolver este problema, desactive o modo Suavização de movimento. Pode desativar a funcionalidade na secção Definições em Movimento automático, Melhoria de movimento, Suavização de ação ou TruMotion.
Considere uma barra de som ou colunas externas
As colunas incorporadas na Smart TV não são em muitos casos suficientes quando se trata de som de qualidade para os amantes de música ou noites de cinema. Podem deixá-lo a desejar mais. Para uma experiência de som mais envolvente, adicione uma barra de som ou colunas externas à sua configuração.
Embora isto não melhore ou actualize as funcionalidades do seu televisor, melhora a sua experiência de transmissão. Lembre-se de optar por um sistema de som externo compatível com o seu televisor. As funcionalidades de som surround, como Dolby Atmos ou subwoofer, também são importantes.
Como isto torna-se mais simples fazer um upgrade à sua Smart TV de forma grátis ou bem perto disso.