Update do Windows 10 acaba de adicionar duas novidades!

A Microsoft já está a disponibilizar um novo update para o Windows 10 que adiciona duas novidades. Logo à partida temos melhorias na forma como este sistema operativo lida com a taxa de atualização e também com a experiência de pesquisa do Windows.

Update do Windows 10 acaba de adicionar duas novidades!

Nas builds de preview, a Microsoft testou uma nova funcionalmente que permite mudar a taxa de atualização do nosso dispositivo. Agora ela já está finalmente integrada no Windows 10. Assim não terá de recorrer ao painel de controlo da Intel ou da Nvidia para mudar a taxa de atualização do monitor.

Isto vai chegar em breve a todos os dispositivos com Windows 10. Para aceder a esta novidade tem de ir às definições > sistema > ecrã e definições avançadas.

O que também está melhor são as pesquisas do Windows. De facto, a Microsoft preparou muitas melhorias nas versões 1903, 1909, 2004 e 20H2 do Windows 10.

Depois do update, temos melhorias na caixa de pesquisa e logo à partida numa lista de pesquisas recentes.

Assim, sempre que recorremos a ela vemos as últimas quatro coisas que procurámos. Quando fazemos uma nova pesquisa, o resultado fica lá. Isto quer sejam endereços de sites, ficheiros, definições e apps.

A Microsoft também está a introduzir uma nova opção que permite remover itens de forma individual. O botão de eliminar aparece quando passamos o rato por cima de cada entrada na lista.

Se não gostar desta nova funcionalidade, então pode desativá-la. Para isso só tem de ir a definições > pesquisa > permissões e histórico. Por defeito, a lista de pesquisas recentes estará escondida, caso nunca tenha usado antes a pesquisa do Windows.

Entretanto a Microsoft vai continuar a usar a pesquisa do Windows para promover o Edge, o Skype e outros serviços, incluindo una entrada que lembra as capacidades da pesquisa.

Como melhorar a velocidade de pesquisa?

Na prática o Windows 10 coloca um browser no painel de pesquisa que aponta sempre para o Bing. Na versão 1909 ou anterior, havia uma opção no registo que permitia desativar este motor na pesquisa do Windows. No entanto, a Microsoft (de forma silenciosa) acabou com esta possibilidade nos updates de Maio e Outubro de 2020.

Desative agora mesmo o Bing na pesquisa do Windows 10

No entanto, não tem de se preocupar, caso queira mesmo fazer a troca. É que a Microsoft adicionou outra entrada no registo para desativar ou ativar a integração do Bing na pesquisa do Windows.

Entretanto ao desativar o Bing no Windows 10, vai melhorar o desempenho e não só. Terá também direito a melhores resultados locais. Tudo funciona melhor uma vez que a palavra que introduziu não terá de ser procurada em fontes externas.

Afinal para onde foi a entrada no registo com as novidades no update do Windows 10?

Bem, com o update de Maio de 2020, a Microsoft retirou o valor BingSearchEnabled e já não funciona. Assim, se quer mesmo desativar o Bing nas versões mais novas do Windows, terá de usar um novo valor chamado DisableSearchBoxSuggestions.

Há ainda outra mais valia. É que a desativar-se esta entrada também desaparece a publicidade na pesquisa do Windows. Isto porque é interrompida a ligação aos serviços Bing.

Para desativar o Bing terá de seguir os passos abaixo relatados pelo site Windows Latest.

Em primeiro lugar abra o editor de registo do Windows. Para isso escreva regedit na pesquisa do Windows. Pressione Enter.

Assim no editor de registo navegue até à seguinte localização: Computer\HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\Explorer. Caso a chave Explorer não esteja disponível pode criar uma chave com o nome Explorer.

Bing pesquisa windows 10

Por defeito a pasta Explorer está vazia. Assim terá de usar o botão direito do rato e criar um novo valor DWORD 32 Bit chamado DisableSearchBoxSuggestions. Depois defina o valor para 1 para desativar o Bing e a publicidade na pesquisa.

Bing pesquisa windows 10

Feche o editor de registo e reinicie o Windows. Também poderá interromper o processo de pesquisa no Gestor de Tarefas.

Entretanto se alguma vez quiser voltar a ativar o Bing é só apagar a entrada Explorer. Depois não se esqueça de reiniciar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também