Windows 10: update de Maio dá cabo do Microsoft Teams e Outlook

O update de Maio de 2021 para o Windows 10 trouxe o widget notícias e interesses, no entanto, não chegou sem bugs e problemas, nomeadamente no Outlook e no Teams. Entretanto, lançada a 12 de Maio, a nova atualização corrigiu também falhas de segurança nos drivers Bluetooth e outros componentes. Lembro que se tratou de uma instalação mandatória, ou seja, foi instalada automaticamente. Mas vamos ver o que anda a falhar.

Windows 10: update de Maio dá cabo do Microsoft Teams e Outlook

Infelizmente alguns utilizadores estão a reportar um bug que dá cabo do Microsoft Teams e do Outlook, mas a boa notícia é que a gigante tecnológica está consciente dos problemas. Numa atualização ao portal de administração, a Microsoft confirmou que os utilizadores podem enfrentar problemas de login ao ligarem-se ao Teams, Outlook e OneDrive como refere o site Windows Latest.

update de maio teams

Os utilizadores afetados recebem uma mensagem a informar que ocorreu um problema. Em alguns casos pode surgir o erro 80080300. Entretanto isto só está a afetar dispositivos com o update Windows 10 KB5003169 (versão 1909).

As descobertas iniciais da Microsoft revelam que o problema está no código incluído no último batch de updates do Windows 10.

Ora quando os utilizadores tentam fazer o update mandatório surge uma misteriosa mensagem de erro 0x800f0922 e o Windows inicia o rollback automático.

Considerando o que é dito no Reddit, parece que o erro 0x800f0922 no Windows 10 está a afetar dispositivos onde o Microsoft Edge (Chromium) foi removido manualmente para restaurar a versão legacy do Microsoft Edge.

Quando instala a versão KB5003173, também tenta instalar o Chromium Edge. No entanto, falha e dá um erro ao detetar que a pasta vazia do Edge está presente. Como resultado, o Windows inicia o rollback automático e surge uma mensagem de erro na app de definições.

Como resolver o problema do erro 0x800f0922 no Windows 10

Em primeiro lugar abra a drive de sistema. Depois navegue para a pasta Program Files (x86). Abra a pasta Microsoft. Localize a apague a pasta Edge. Reinicie o sistema.

Se ainda assim não conseguir aplicar o update cumulativo, então vá ao site da Microsoft e descarregue o Chromium Edge. Reinstale manualmente o browser.

Deste modo, o update cumulativo vai detetar o browser no seu sistema e a instalação vai continuar. ISto é algo já confirmado pelos utilizadores afetados.

A falha na instalação do update do Windows 10 chega com uma mensagem de erro e o código pode variar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também