Um novo estudo dá a todos nós alguma motivação extra quando se trata de sair e fazer exercício. É que em cada dia que conseguir fazer uma caminhada adicional de uma hora, poderá estar a aumentar o seu tempo de vida em mais seis horas. Mas em termos de anos? Quanto vale uma hora de caminhada por dia?
Uma hora de caminhada dá-lhe vida extra. Sabe quanto?
Este é o benefício aproximado se estiver atualmente entre os 25% de pessoas menos activas, de acordo com os dados de um sistema de fitness analisados por uma equipa liderada por investigadores da Universidade de Griffith, na Austrália.
Se está entre os 25% mais activos, uma caminhada extra não é um grande impulso. Ou seja, já recebeu a maior parte dos benefícios do exercício físico para a saúde. No entanto, o estudo também destaca e quantifica alguns dos principais benefícios de uma vida ativa.
Se todos os indivíduos fossem tão activos como os 25% mais activos da população, as pessoas com mais de 40 anos poderiam viver mais 5,3 anos em média.
O maior ganho de tempo de vida por hora de caminhada foi observado em indivíduos no quartil de atividade mais baixo, onde uma hora adicional de caminhada poderia acrescentar 376,3 minutos (cerca de 6,3 horas) de esperança de vida.
Graças às descobertas, a equipa responsável pelo estudo está empenhada em aumentar a sensibilização para os muitos benefícios para a saúde que advêm do exercício adicional. Entretanto subir entre os quartis pode ser mais viável do que pensa. Mesmo do mais baixo para o mais alto.
Sugerir que o exercício leva a uma vida mais longa não é novidade, mas quantificar e simplificar os benefícios pode chamar a atenção. Quer sejam cinco minutos por dia para reduzir a tensão arterial ou nove segundos por semana para aumentar os músculos.
Posto isto, agora há um novo objetivo a atingir: uma hora extra de caminhada por dia. Pode achar que é uma perspetiva demasiado assustadora, mas lembre-se de que qualquer quantidade de exercício faz a diferença para a saúde e o bem-estar.
Se há algo que pode fazer para reduzir para mais de metade o seu risco de morte, a atividade física é extremamente poderosa.
Se pudéssemos aumentar o investimento na promoção da atividade física e na criação de ambientes de vida que a promovam, como bairros onde se pode andar a pé ou de bicicleta e sistemas de transportes públicos convenientes e acessíveis, poderíamos não só aumentar a longevidade como também reduzir a pressão sobre os nossos sistemas de saúde e o ambiente.
A investigação foi publicada no British Journal of Sports Medicine.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!