Se tem um smartphone Android veja agora se está em risco!

Muitas pessoas que têm um smartphone Android estão em perigo e nem sabem. Tal e qual como quando estamos doentes, o telemóvel vai dando sintomas, mas nós ignoramos pensando que se trata de algo pontual. No entanto, isso não deveria acontecer. É que na maioria dos casos há mesmo uma infeção instalada. E isto pode afetar qualquer um smartphone Android. Não há excepções.

Alerta! Se tem um smartphone Android veja agora se está em risco!

No mundo Android há sobretudo dois grandes sinais de alerta de que algo não está bem. O smartphone fica do nada mais lento e a bateria começa a gastar-se muito mais depressa. É verdade que isto pode estar relacionado com hardware. No entanto, na maioria dos casos, trata-se mesmo de um problema de software, sobretudo por termos uma ameaça instalada no smartphone.

bateria, carregamento rápido

É verdade que normalmente um gasto rápido da bateria pode nem sempre ser uma situação de alarme. É que temos apps no smartphone que consomem muita bateria. O Facebook, Instagram ou o WhatsApp, são alguns dos exemplos. Mas se as coisas parecem ter mudado de repente, aí sim já é um sinal de alerta.

A propósito disto a empresa Bespoke Software Development revelou quais os sinais principais de que algo não está bem com o nosso equipamento e até começaram pela questão da bateria.

É normal que a bateria vá durando cada vez menos ao longo do tempo que temos o smartphone. No entanto se o smartphone é novo e as coisas começaram a correr mal de repente então a razão tem de ser investigada.

É que uma ameaça que esteja silenciosamente a correr no smartphone faz exatamente isto. Vai utilizando os recursos a toda a hora e faz com que a bateria dure muito menos. Para além disso o desempenho também é afetado.

android, jornalistas spyware ativistas

Outro sinal de que algo não está bem é quando o smartphone começa a aquecer do nada.

Se normalmente ele estava dentro da temperatura normal mas agora anda sempre a ferver é uma grande “red flag”.

O aparecimento de popups e o surgimento de páginas iniciais diferentes no browser é outra das coisas estranhas. No entanto é um dos sinais mais claros de que estamos realmente infetados. Se surgir publicidade do nada e a toda a hora evite carregar nesses links. Sobretudo não preencha quaisquer informações pessoais.

Bug no Android

Outro dos sinais de que algo não está bem é o aparecimento de apps, mensagens e contactos que não conhecemos. Se não sabemos de onde é que estas coisas vieram é porque algo se passa.

Para além disso temos de estar atento aos dados que utilizamos. Se de repente começámos a dar cabo do nosso plano de dados e mantemos a mesma utilização, algo sério se passa.

Entretanto as novas ameaças agora têm também a capacidade de desligar a nossa ligação Wi-Fi. Ao fazerem isto forçam-nos a ligar à rede móvel e tentam subscrever-nos em serviços caros. Se isto está a acontecer, têm mesmo de fazer uma grande limpeza ao smartphone.

Pode ler mais sobre estas apps perigosas aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também