O ano de 2035 é sem sombra de duvida uma data que vai marcar todo o mercado automóvel. Ao fim ao cabo, está (cada vez mais) confirmado que este é o derradeiro ano para a comercialização de novos carros equipados com motor a combustão.
Portanto, as novas informações surgem após acordo entre os três maiores sindicatos e negociadores dos estados membros da UE. O que isto quer dizer?
Pois bem, nada mais nada menos que o fim da produção de carros novos equipados com motores a combustão interna nos 27 países constituintes da União Europeia. Contudo, muito antes do ano 2035 vamos ter novas regras e proibições a caminho.
Fabricantes obrigadas a reduzir em 50% a produção de CO2 na UE!
Assim sendo, junto com a confirmação para o ponto final dos motores a combustão as empresas automóveis têm a obrigação de reduzir o CO2 em 50% até 2030, e claro está em 100% em 2035.
Em 2030, também os carros com motor a combustão tem de produzir muito menos emissões de CO2 na sua utilização. Em termos percentuais, os carros tem de produzir menos 55% de CO2 comparados às ofertas de 2021. Um aumento significativo que ultrapassa o objetivo anterior que apontava para uma redução em 37.5%.
Então e para os aficionados em motores e grandes desportivos?
Para os fãs de grandes e potentes desportivos, saiba que estas empresas conseguem “fugir” à regra e têm mais tempo para realizar as metas pretendidas. Isto porque existem exceções para as empresas que produzam entre 1.000 a 10.000 unidades e para as que produzam menos de 1.000 unidades anuais.
Em suma, as novas regulamentações vão muito além do que estava anteriormente pretendido. Contudo, a União Europeia vai avaliar o progresso de forma regular e ajustar se necessário os objetivos.
Afinal de contas, será que isto é saudável para o mercado automóvel? Até porque desenvolver motores a combustão mais eficientes e que produzam menos CO2 é um investimento errático tendo em conta que o seu fim está para breve. Mas qual a sua opinião sobre este assunto?
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