Desenvolvido pela Canonical, o Ubuntu é uma das distribuições Linux mais populares, principalmente devido à sua facilidade de utilização, em comparação com muitas outras distribuições Linux. A versão mais recente, Ubuntu 23.10 (com o nome de código Mantic Minotaur), também se centra na acessibilidade. Para além disso, a última versão do Ubuntu inclui importantes melhorias de segurança e muitas outras vantagens.
Ubuntu 23.10 ajuda a encontrar novas apps e suporta o Raspberry Pi 5
Em primeiro lugar, o Ubuntu 23.10 vem com um novo App Center baseado no Flutter para o ajudar a encontrar rapidamente novas aplicações. Na prática combina as classificações dos utilizadores com metadados para o ajudar a descobrir as aplicações de que necessita. Também suporta pacotes deb e snap. Outra mudança digna de nota é o suporte para encriptação completa de disco apoiada por hardware (FDE), que armazenará chaves nos Trusted Platform Modules (TPMs). De acordo com a empresa, o FDE apoiado por TPM irá combater melhor as ameaças de segurança informática.
Há mais uma melhoria de segurança importante na última versão do Ubuntu. Ele agora restringiu os namespaces dos utilizadores sem privilégios, introduzindo um modo adicional que exige que os programas tenham um perfil AppArmor. Isto vai impedir que as aplicações exponham as interfaces do kernel, protegendo assim o sistema.
Além disso, o Ubuntu 23.10 suporta o Raspberry Pi 5, que começará a ser comercializado no final de outubro. Por outras palavras, o mais recente computador de placa única estará pronto para executar a última versão do Ubuntu desde o primeiro dia. Também vale a pena mencionar que a atualização apresenta o ambiente de trabalho GNOME 45, novos papéis de parede e o Linux Kernel 6.5.
Vale a pena salientar que o Ubuntu 23.10 é uma versão não-LTS, o que significa que será suportado por apenas nove meses. Receberá correções de segurança e de erros até o suporte terminar. Tal como todas as versões não-LTS, a versão 23.10 é menos estável do que as versões LTS como o Ubuntu 22.04.
Se ainda assim quiser experimentar o Ubuntu 23.10, apesar de ser menos estável e mais propenso a bugs, vá à página de transferências do Ubuntu e desloque-se até encontrar o botão de transferência do Ubuntu 23.10. Os requisitos de sistema para executar o Ubuntu 23.10 são os mesmos que os do 22.04.
Está disponÃvel para download aqui.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!