HĂĄ algumas decisĂ”es que nĂŁo se percebem tĂŁo bem. Pelo menos logo Ă partida e esta parece ser uma delas. De uma forma geral Ă© fĂĄcil percebermos que para um sistema funcionar bem convĂ©m que tenha memĂłria RAM suficiente. Especialmente caso se trate de streaming e conteĂșdos multimĂ©dia. Ă por esse motivo que nĂŁo se percebe muito bem o facto de as novas TVs precisarem apenas de 1GB de RAM mĂnimo para correrem o Android TV. Isto especialmente se considerarmos que o Google TV Streamer tem 4GB Ă disposição. Mas quais as razĂ”es para esta discrepĂąncia? Ă que na prĂĄtica as TVs com Android podem mudar para pior.
A importĂąncia da memĂłria
De facto, uma das melhores coisas do novo Google TV Streamer Ă© a quantidade de memĂłria que possui. Com 4 GB de RAM Ă sua disposição, o Google TV Streamer Ă© um dos dispositivos de transmissĂŁo multimĂ©dia com melhor desempenho, mesmo que nĂŁo tenha um processador particularmente rĂĄpido. No entanto, Ă© um caso isolado em termos de capacidade de memĂłria, uma vez que a grande maioria dos dispositivos de streaming com Android tem 1,5 a 2 GB de RAM. O Android nĂŁo precisa de muita memĂłria para funcionar, especialmente quando sĂł Ă© necessĂĄrio executar uma aplicação de cada vez, como acontece nas televisĂ”es, mas continua a precisar de uma quantidade mĂnima para proporcionar uma experiĂȘncia de utilizador aceitĂĄvel. A Google acredita que esse mĂnimo Ă© de 1 GB de RAM para algumas das novas TVs que serĂŁo lançadas com o Android TV 14. Isto como refere o site AndroidAuthority.
O Android TV 14 Ă© a versĂŁo mais recente da versĂŁo otimizada para TV do sistema operativo Android.
Como o próprio nome indica, é baseado no Android 14, mas algumas funçÔes que estão nos dispositivos móveis não são aplicåveis ao Android 14 para TVs. Afinal, as televisÔes são um formato totalmente diferente, com expectativas de utilização totalmente diferentes das do hardware portåtil, como telemóveis e tablets.
A Google tem em conta essas diferenças, impondo diferentes requisitos de software e hardware para televisores e equipamentos mĂłveis. Os dispositivos portĂĄteis, por exemplo, devem ter pelo menos 2 GB de RAM para serem certificados pela Google para executar o Android. Provavelmente, 2 GB de RAM num telemĂłvel nĂŁo Ă© suficiente para a maioria das pessoas, razĂŁo pela qual Ă© o mĂnimo necessĂĄrio para passar a certificação e sĂł o faz se o telemĂłvel tiver o Android Go Edition. No entanto, agora estĂĄ tudo ainda mais estranho. Isto dado que a quantidade mĂnima de memĂłria que um novo dispositivo Android TV precisa para passar na certificação Ă© agora de apenas 1 GB.
Neste caso menos nĂŁo Ă© mais
Anteriormente, as TVs 1080p tinham que ter pelo menos 1,5 GB de RAM. Jå as TVs 4K tinham que ter pelo menos 2 GB de RAM para serem certificadas pelo Google para executar a Android TV. Agora, os televisores de 1080p só precisam de ter 1 GB de RAM. Jå os televisores 4K só precisam de ter 1,5 GB de RAM para obterem a certificação Android TV, embora, se o fizerem, tenham de se declarar como dispositivos com pouca memória para poderem tirar partido das vårias optimizaçÔes do Android para pouca RAM.
Receba as notĂcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ă grĂĄtis!