A UniĆ£o Europeia prepara-se para estabelecer requisitos energĆ©ticos mais rigorosos nas televisƵes a partir de 1 de marƧo de 2023. Esta medida, destinada a empurrar os produtos “mais gastadores” para fora do mercado europeu, poderĆ” levar a uma proibição na venda de todas as televisƵes 8K no próximo ano. E sim, isto aparentemente isto inclui a gama de TVs 8K da Samsung na Europa. No entanto, nĆ£o deverĆ” ser este o Ćŗnico fabricante.
TVs 8K da Samsung podem ser banidas da União Europeia
Os fabricantes que operam na Europa nĆ£o estĆ£o muito satisfeitos com os regulamentos que se avizinham que podem ser impostos pela UniĆ£o Europeia. A Associação 8K, da qual a Samsung faz parte, disse que “a menos que algo mude, marƧo de 2023 irĆ” significar problemas para a indĆŗstria 8K emergente […]. Os limites de consumo de energia em televisores 8K (e ecrĆ£s baseados em micro LED) sĆ£o definidos de forma tĆ£o baixa que, essencialmente, nenhum destes dispositivos passarĆ”.”
A primeira fase desta nova estratĆ©gia definida pela UniĆ£o Europeia teve inĆcio em marƧo de 2021. Foi quando o Rótulo energĆ©tico foi reestruturado. Assim isto resultou no empurrar de inĆŗmeros modelos de televisĆ£o para a classe energĆ©tica mais baixa (G). O próximo passo, em marƧo de 2023, serĆ” estabelecer requisitos energĆ©ticos mais rigorosos. Estas novas normas podem ser impossĆveis de alcanƧar sem compromissos sĆ©rios.
De acordo com representantes da Samsung citados pelo site FlatspanelHD, a empresa poderÔ cumprir os próximos regulamentos para o mercado europeu, mas não serÔ uma tarefa fÔcil.
Ainda hƔ esperanƧa
A boa notĆcia para os fabricantes de smart TV que fazem negócios na Europa Ć© que a UE ainda nĆ£o definiu totalmente os novos regulamentos como refere o site Sammobile. Assim ainda vĆ£o rever o Ćndice de EficiĆŖncia EnergĆ©tica (EEI) de 2023 atĆ© ao final deste ano. Como tal possibilidade de estes próximos requisitos energĆ©ticos serem revistos.
Entretanto outra boa nova para as marcas de TV, incluindo a Samsung, é que podem ser capazes de se esquivar a estes regulamentos. Isto alterando o modo de imagem padrão para consumir menos energia. Mas não se sabe se isto não vai estragar a experiência.
