TV ou Monitor? O que é melhor para jogar PS5 ou Xbox Series X?

Estamos muito perto da chegada das consolas de nova geração, afinal de contas, as ofertas da Microsoft e Sony chegam ao mercado já no próximo mês. Mas isto levanta algumas dúvidas aos jogadores que já reservaram a sua consola, ou estão à espera das primeiras promoções para o fazer… Não será boa ideia comprar uma nova TV, ou optar por um monitor apetrechado tecnicamente?

Afinal de contas, as novas consolas vão ser capazes de fazer algumas brincadeiras nas resoluções 4K e 2K, conseguindo chegar aos 120FPS em alguns títulos.

No entanto, verdade seja dita, as consolas de nova geração não ser capazes de oferecer 4K a 120 FPS… O que claro está, nos faz olhar para os 1440p (2K)! Uma resolução que caso não saiba, não existe de forma nativa na grande maioria das TVs do mercado! (O que nos leva a olhar para os monitores!)

TV ou Monitor? O que é melhor para jogar PS5 ou Xbox Series X?

ps5, playstation 5

Portanto, para a grande maioria das pessoas, não existe qualquer dúvida neste campo! Uma consola tem de ser ligada a uma TV para se jogar com todo o conforto na sala de estar.

No entanto, esta vai ser a primeira geração que irá ser capaz de fugir dos tradicionais 30 ou 60FPS! É que caso não saiba, a grande maioria das TVs só suporta um máximo de 60Hz, com os modelos capazes de sair deste domínio a serem tudo menos baratos.

É aqui que temos de ir buscar uma balança para comparar os prós com os contras!

Os monitores gaming são superiores em termos de tempo de resposta e atualização de frames. Contudo, geralmente são muito mais pequenos, o que não combina muito bem com a velha tradição de jogar consola na TV grande da sala. É óbvio que existem monitores acima das 27” ou 32”, mas aqui os preços também ficam menos apelativos.

Escolher um monitor! Porquê?

Primeiramente, é preciso ter em conta que a resolução nativa da PS5 é 4K. Por isso, é boa ideia optar por um monitor com suporte a esta resolução. Mas vamos às vantagens:

  • Altas taxas de atualização de frames a preços mais baixos
  • VRR (Variable Refresh Rate): Tecnologias como o FreeSync e G-Sync são comuns no mundo dos monitores.
  • Flexibilidade na entrada de Imagem: DisplayPort, HDMI, etc…
  • Tamanhos Compactos: nem todos os jogadores querem um ecrã de grandes dimensões por falta de espaço.
  • Simplicidade de configuração

Escolher uma TV! Porquê?

tv, consola

Como é natural, a TV é a escolha por defeito da grande maioria dos jogadores. Afinal de contas, apesar de não ter acesso a todas as tecnologias, é muito mais fácil ter um ecrã de grandes dimensões sem gastar muito dinheiro.

  • Tamanho do Ecrã: TVs de 55′ são cada vez mais o Standard
  • OLED e Qualidade de Imagem no geral: Os monitores gaming são muito bons, mas ainda não existem monitores baseados em painéis OLED. Ou seja, se quer a melhor qualidade de imagem possível, uma TV é a resposta (tem de ser OLED).
  • Colunas Integradas e mais versatilidade no Som: Alguns monitores trazem colunas, mas é inegável que as TVs são sempre mais bem apetrechadas neste campo. Além disso, trazem suporte a várias saídas de som para que possa ligar um sistema surround como deve de ser.
  • Versatilidade: As TVs são agora extremamente inteligentes, trazendo várias funcionalidades para cima da mesa.

Conclusão

Como já deve ter percebido, esta escolha é tudo menos fácil! Tudo depende daquilo que quer para a sua experiência de jogo, e claro, do dinheiro que tem disponível na sua conta bancária.

Dito isto, algumas pessoas vão ter uma melhor experiência num monitor, enquanto outras não irão trocar a sua TV por nada deste mundo… As coisas são mesmo assim!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também