Vale a pena comprar uma TV OLED em 2022?

Hoje em dia, a grande maioria dos smartphones no mercado, até mesmo nas gamas mais baixas, já vem equipado com um ecrã OLED! Mas no mundo das TVs? Ainda é algo um pouco raro, e infelizmente, caro para a realidade da grande maioria dos consumidores.

Dito isto, esquecendo a venda do rim no mercado negro para conseguir pagar a TV, se por ventura quiser ter a melhor qualidade possível, seja para ver filmes ou séries, ou claro, jogar numa consola de nova geração, já vale a pena o investimento? Muito resumidamente… Sim!

Mas, ao mesmo tempo, também faz todo o sentido analisar o que quer, ou melhor, o que precisa. É que além do OLED, existem alternativas mais baratas, capazes de encher as medidas da grande maioria dos consumidores.

Vale a pena comprar uma TV OLED em 2022?

Portanto, apesar do lançamento muito recente da tecnologia QD-OLED, por parte da Samsung, que supostamente deveria conseguir conjugar as vantagens do QLED, com as vantagens do OLED, a verdade é que a compra de uma TV OLED continua a ser uma das melhores decisões que pode tomar, se por ventura quiser usufruir de tecnologia de ponta, e claro, de uma qualidade de imagem simplesmente impecável.

Mas claro, apesar de tudo isto ser inegável, é obviamente necessário analisar caso a caso. Porque, verdade seja dita, além do QD-OLED, a Samsung também tem uma gama de TVs Neo-QLED extremamente interessantes, que claro, pode ser um pouco mais amiga da carteira.

OLED vs QLED vs Neo-QLED vs Mini-LED vs LED

Estas são as tecnologias principais do mercado de TVs. O que muda entre cada uma? Muito resumidamente, a forma como se ilumina o ecrã! Ou seja, em todas as tecnologias mencionadas, existem milhões de pontos (píxeis) prontos a passarem a imagem para os seus olhos, mas a maneira como estes se iluminam é vastamente diferente.

Ao fim ao cabo, num ecrã OLED, cada píxel é responsável pela sua própria fonte de luz, enquanto nas restantes tecnologias, a fonte de luz está atrás do pixel (backlight), ou numa posição mais lateral. Qual é a diferença?

Bem, no OLED, é possível alcançar níveis de contraste incríveis, o que por sua vez oferece uma qualidade e profundidade de cor muito acima do que é ‘normal’, porque em imagens escuras, de forma individual, cada pixel pode estar simplesmente desligado. Ao fim ao cabo, como deve imaginar, mais preto que desligado não há. Além de tudo isto, com esta maneira de iluminação da tela, é também possível anular o efeito do light bleed, que tanta vez acontece no uso de backlights, especialmente nas gamas mais baixas.

Entretanto, como nem tudo pode ser vantagens, o OLED, como depende da luz de cada pixel, acaba por perder no campo do brilho máximo que o ecrã pode oferecer.

Uma TV OLED ainda é cara? Sim, mas muito menos, relativamente ao passado recente.

Com o passar dos anos, e melhorias no campo da produção, as fabricantes estão obviamente a conseguir baixar os seus custos, com as poupanças a passarem (quase sempre) para o consumidor. Seja na forma de baixas de preço em todas as gamas, ou então, na introdução de gamas mais baixas, com menos funcionalidades, mas preços mais apelativos.

Ao fim ao cabo, em 2022, já é possível encontrar TVs OLED abaixo dos 1000€.

É que caso não saiba, inicialmente, as fabricantes não podiam, ou preferiam não produzir, ecrãs de pequenas dimensões. Porque, muito resumidamente, não era rentável o suficiente. Isto já não acontece nos tempos que correm, com TVs de 40”, 42”, 43” ou 48”, já no mercado.

Qual é a alternativa mais interessante, face ao OLED?

Se por ventura não gostar da LG, que é a rainha e senhora do OLED, no mercado de televisões. Temos sempre de olhar para a gama QLED da Samsung. Afinal, a gigante Sul-Coreana sabe o que anda a fazer no mundo das TVs, e isso é notório na sua gama de TVs. É uma tecnologia bastante diferente do OLED, mas que ainda assim, traz as suas vantagens para cima da mesa.

Esquecendo o QLED, podemos também olhar para o mini-LED, mas isso ainda é um pouco raro no mercado Português.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também