TV com um atraso de áudio? Faça isto para resolver!

Em algum momento da sua vida já deve ter tido um televisor com um atraso de áudio. Saberá que isto está a acontecer quando o movimento dos lábios de um ator não coincide com o áudio da sua fala ou quando os efeitos sonoros ficam aquém da ação no ecrã. Embora este problema comum não o impeça de ver programas no seu televisor, é uma grande distração e prejudica a experiência de visualização. Mesmo as smart TVs de topo de gama podem ter estes problemas de vez em quando. No entanto, é importante ter em mente que os problemas de atraso de áudio nem sempre têm origem na própria TV.

TV com um atraso de áudio? Faça isto para resolver!

O que causa o atraso no áudio da TV?

Por vezes, o seu televisor não tem nada a ver com os atrasos de áudio que está a sentir. Em vez disso, a estação de transmissão local pode ser responsável, dependendo do sinal que está a transmitir. Isto acontece quando existe uma pequena diferença entre a rapidez com que os sinais de áudio e vídeo são processados e afecta toda a programação. Na maioria das vezes, nem sequer se nota a diferença, mas por vezes sim.

TV com atraso de áudio, É verdade que quem utiliza IPTV em Portugal pode ser preso?, IPTV pagar multa, televisões baratas, box de TV para ver IPTV, Dispositivos de Streaming

Se a emissora local não estiver a causar o problema do atraso de áudio, o problema poderá ser causado por software ou firmware desatualizado. Quando adquire uma smart TV, é provável que passe algum tempo a conhecer todas as suas definições úteis para poder tirar o máximo partido da mesma. Se estiver a ter um atraso de áudio, pode ser porque o software da sua TV não está atualizado, o que faz com que tenha dificuldade em processar corretamente os sinais de áudio e vídeo ou causa atrasos. Os fabricantes de televisores lançam frequentemente patches para corrigir estes problemas, pelo que é importante manter o software do televisor atualizado.

Definições de áudio incorretas também podem causar atrasos de áudio. Se comprar uma barra de som para complementar a sua nova smart TV e não a configurar corretamente, o som pode ficar dessincronizado. Cabos HDMI ou outros cabos de áudio defeituosos ou danificados, ou cabos que não estejam corretamente ligados, também podem causar problemas ao interromper a transmissão do sinal. Se tiver problemas durante o streaming, a culpa pode ser de uma má ligação à Internet. A falta de largura de banda suficiente e as ligações instáveis podem levar a problemas de buffering e sincronização.

Correções para tentar resolver

Depois de confirmar que o atraso de áudio que está a sentir não é causado pela estação de transmissão local, é altura de procurar outras fontes possíveis para o problema. Pode começar por alterar as definições de som do televisor para PCM estéreo para ver se isso resolve o problema. Além disso, verifique o menu de definições do televisor para ver se existe uma barra deslizante para aumentar ou diminuir a saída digital. Poderá ser necessário ajustar esta barra algumas vezes para resolver o problema.

Se isso não resolver o problema, verifique se o firmware do televisor está atualizado. Pode encontrar esta informação nas definições da maioria dos televisores. Se não tiver a versão mais recente do firmware, deve atualizá-lo para ver se isso resolve o problema. Como mencionado anteriormente, cabos defeituosos podem causar atrasos no áudio. Se suspeitar que é este o problema, inspecione os cabos HDMI ou ópticos para verificar se existem danos visíveis e certifique-se de que estão bem ligados ao televisor. Se verificar que os cabos estão danificados, deve substituí-los para garantir uma ligação estável.

Por vezes, a aplicação de streaming que está a utilizar é a culpada no que diz respeito a problemas de atraso de áudio. Apps como YouTube TV, Prime Video, Netflix e Disney Plus são conhecidas por apresentarem problemas de sincronização de áudio ocasionalmente. Se estiver a ter problemas com estas aplicações, verifique as definições para ver se existem opções de sincronização de áudio.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também