Para muitas pessoas a turbulência no vôo provoca pânico e náuseas. É por isso que todas as formas de a evitar são bem vindas. Para que não tenha problemas saiba que há um site que pode ajudar a acalmar os seus nervos antes do voo. Tudo porque lhe diz se vai apanhar turbulência ou não e como a pode evitar.
Agora já pode saber se vai apanhar turbulência no seu vôo ou não!
O Turbli.com oferece uma espécie de previsão meteorológica para a turbulência dos aviões. Assim o funcionamento é muito simples. Introduz-se o aeroporto de partida e o de destino e vê-se o grau de turbulência que o voo poderá ter.
O site, que é totalmente gratuito, apresenta um gráfico da turbulência prevista para o voo, desde a descolagem até à aterragem, ao mesmo tempo que fornece uma previsão dos atrasos que os ventos contrários poderão causar.
O site tem um mapa das turbulências em todo o mundo e onde ocorrem em função da altitude. De acordo com o operador da página as previsões baseiam-se em modelos meteorológicos da agência meteorológica americana NOAA e do serviço meteorológico britânico Met Office.
O Turbli.com publica igualmente uma classificação anual das rotas aéreas mais turbulentas.
Top 5 dos voos mais turbulentos do mundo
Santiago do Chile – Santa Cruz (Bolívia)
Almaty (Cazaquistão) – Bishkek (Quirguistão)
Lanzhou (China) – Chengdu (China)
Nagoya (Japão) – Sendai (Japão)
Milão (Itália) – Genebra (Suíça)
Os 5 voos mais turbulentos da Europa
Milão (Itália) – Genebra (Suíça)
Milão (Itália) – Zurique (Suíça)
Genebra (Suíça) – Zurique (Suíça)
Marselha (França) – Zurique (Suíça)
Ljubljana (Eslovénia) – Zurique (Suíça)
A classificação baseia-se na turbulência média nas rotas às respectivas altitudes médias de cruzeiro, independentemente dos tipos de aviões. Entretanto foram analisados cerca de 150 000 voos para a classificação de 2023.
Os especialistas dizem que, para as pessoas que têm medo de voar, é muitas vezes uma boa ideia ter uma janela para olhar para fora durante o voo. Ver o horizonte pode ajudar a limitar as náuseas, uma vez que os seus olhos terão um ponto de referência na distância.
Também ajuda sentar-se perto do meio do avião, onde se sente menos movimento. O avião abana menos no ponto em que as asas estão presas à fuselagem.
Além disso, para os passageiros sentados perto do meio, o avião parece não se desviar tanto quando o comandante vira o avião.
Por outro lado, a parte de trás do avião tende a ser o sítio mais complicado. Um passageiro sentado na parte de trás pode sentir alterações mais pronunciadas quando o piloto utiliza os estabilizadores verticais ou o leme. Um lugar na parte de trás também não é o ideal durante a descolagem.
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