Ter domínios de mercado avassaladores nunca é uma boa notícia para ninguém. Especialmente no mundo da tecnologia. Ou seja, ter a TSMC como referência incontornável do mundo da produção de chips acaba por ser uma má notícia, porque ficamos todos agarrados aos devaneios e/ou dificildades da gigante de Taiwan.
No fundo, a culpa não é só da TSMC, mas sim da incompetência das suas rivais. Mas, o resultado é só e apenas um… Aumentos de preço em toda a escala, porque a TSMC não tem nenhuma empresa rival a sério neste mundo da produção e desenvolvimento de chips de nova geração.
TSMC vai aumentar preços. A culpa é da procura!
Portanto, como deve imaginar, a TSMC está tão forte, e a procura é tão elevada, que a empresa sente-se muito confortável em aumentar preços já no início de 2025, de forma a lidar com alguns problemas inesperados no lado da produção.
De forma mais concreta, a TSMC é a resposta para toda e qualquer empresa que queira boa performance, e bons níveis de eficiência energética. Por isso, a procura é mais do que muita, e como tal, quem quiser entrar na lista de clientes da gigante de Taiwan, vai ter de pagar a “coisa” a peso de ouro.
- Nota: É exatamente por isto que a Apple já está a tratar de garantir a totalidade da produção do novo processo de 2nm, a um preço menos exagerado.
Isto já acontece nos dias que correm, sendo a TSMC uma das maiores responsáveis pelo aumento do preço da tecnologia nos últimos 3~4 anos, e vai voltar a acontecer já a partir do próximo ano. Isto é algo que deverá voltar a afetar os preços de tudo o que é tecnologia de ponta, especialmente no lado mobile.
Ainda assim, é muito improvável que este fenómeno tenha impacto na nova geração de smartphones para 2025. Os contratos já estão assinados, e os chips já estão em produção. Mas… O que vier a seguir… Vai ter uma etiqueta nova, com um preço obviamente diferente.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!