Estamos a passar por uma fase complicada, com a inflação a chegar a níveis completamente loucos, um pouco por todo o mundo. Por isso, não é de estranhar ver várias empresas a planear aumentar os preços dos seus produtos ou serviços. Mas, no caso da TSMC… O problema não está bem relacionado com isso, mas sim com a falta de concorrência.
Afinal, as grandes rivais da TSMC, como é o caso da Samsung, estão com problemas sérios na corrida a novos processos de produção. Por isso, as grandes marcas continuam a pagar o dinheiro que a TSMC pede, para ter acesso a quotas de produção significativas.
Aliás, até temos o exemplo da NVIDIA e da Qualcomm, que muito recentemente abandonaram o barco da Samsung, para se atirarem, sem dó nem piedade, para o navio da TSMC.
Isto dá a confiança à TSMC, para aumentar ainda mais os seus preços, em 2023.
TSMC vai aumentar os preços (outra vez) em 2023. Vai ficar tudo mais caro, outra vez.
Portanto, segundo novas informações, a TSMC está mesmo a preparar-se para uma subida considerável nos preços dos seus serviços. Aliás, a empresa até já contactou muitas das suas parceiras, para lhes dar tempo para ‘pensar’.
Dito isto, o aumento de preço vai depender do nó em questão, mas de acordo com a Nikkei, nunca vai ser mais baixo que 5%, mas também não deverá ultrapassar os 8%.
Entretanto, além da inflação e domínio da TSMC, parte deste aumento também se deve à rápida progressão da empresa por esse mundo fora. Ao fim ao cabo, é preciso capital para a construção das novas fábricas, e claro, equipá-las. (A TSMC vai gastar cerca de 40 mil milhões de euros, só este ano, em fábricas e novo equipamento).
Infelizmente, como tem vindo a ser habitual, depois de a TSMC aumentar os seus preços, todas as fabricantes de semicondutores seguem essa deixa, e começam a implementar os seus próprios aumentos.
É exatamente por isso, que posso dizer que vai tudo aumentar, outra vez, em 2023.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!