Como deve saber, visto que ainda estamos a meio de uma gigantesca crise de produção de semicondutores, a União Europeia não achou muita piada ao finalmente perceber a sua posição no panorama geral de produção de chips. Por isso, começou a mexer-se de forma a tentar corrigir o problema a médio/longo prazo.
É exatamente por isto, que a TSMC está agora a considerar montar linhas de produção nos Estados Unidos, mas também em território Europeu. A ideia é retirar o monopólio do mercado das terras asiáticas, e separar mais a coisa por todo o globo.
Vamos por partes.
TSMC vai apostar na Europa! Linhas de produção na Alemanha
Portanto, tudo indica que a TSMC está a planear construir uma fábrica, de raiz, em terras Alemãs, quem o afirmou foi o presidente da empresa, Mark Liu, que aproveitou a AGM anual para falar um pouco dos planos da gigante dos semicondutores. No entanto, aparentemente, ainda não existem valores para o investimento, nem sequer localização 100% definida.
Em suma, a Comissão Europeia desenhou planos muito interessantes para dar a volta à situação dos chips logo no início do ano. E isto está inegavelmente dentro destes planos. Afinal, temos de ter em conta que muito provavelmente a TSMC vai ter a companhia da Intel Foundry Services em território Alemão. Visto que a Intel está neste momento interessada em comprar e absorver a totalidade da Global Froundries, o que claro está, inclui as instalações de Dresden. Além disso, a Intel também está a equacionar investir 20 mil milhões de Euros em outros territórios Europeus, quem sabe Portugal, para voltar ao poleiro do mundo dos semicondutores.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será o início de uma revolução no mundo da produção de chips, com a Europa no seu centro?