Não é novidade para ninguém que a Apple meteu um gigantesco saco de dinheiro à porta da TSMC para ter acesso exclusivo às linhas de 3nm para as suas gamas de produtos. Mas, o período de exclusividade está finalmente a terminar, e ao que tudo indica, o mundo Android não vai ficar nada mal servido.
Aliás, as fabricantes de smartphones Android vão receber chips produzidos em linhas de 3nm mais avançadas, e talvez mais importante que isso, mais maduras.
TSMC tem linhas de 3nm (ainda) mais evoluídas!
Portanto, enquanto a corrida para produzir os chips mais rápidos e eficientes à face da terra continua incrível, a realidade é que apesar de todas as dificuldades, a TSMC continua à frente de todas as rivais.
Afinal de contas, a TSMC revelou muito recentemente uma atualização aos seus processos de 3nm, onde confirmou que o novo nó N3P, com melhores níveis de desempenho, deve entrar em produção em massa na segunda metade de 2024. Ou seja, dentro de algumas semanas.
Este processo N3P é superior ao atual N3 ou N3E, ao representar um novo encolhimento ótico, que por sua vez traz maior eficiência energética, maior densidade de transístores, e claro, novos níveis de performance. Muito resumidamente, é um processo de produção que representa um passo em frente!
Em números puros e duros, é esperado um aumento de performance de 4~5%, ao mesmo tempo que o consumo de energia cai 9~10%. Como deve imaginar, este processo já não é exclusivo Apple! Como tal, deve ser utilizado por todas as fabricantes interessandas nos 3nm, incluindo a Qualcomm, MediaTek, etc…
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Acha que vai fazer a diferença, quando temos uma corrida à performance no lado dos smartphones, especialmente agora nesta nova época do IA? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!