A TSMC é inegavelmente a maior fabricante de semicondutores do planeta! Isto, não só em termos de quantidade, mas também em qualidade… Ao fim ao cabo, os processos mais avançados, e mais poderosos, estão nas mãos desta gigantesca fabricante, capaz de aliciar outras gigantes como a Apple, AMD, Qualcomm, e mais recentemente, até a Intel.
Dito isto, com tanta qualidade, mas uma capacidade de produção limitada, conseguir um pouco de quota não está fácil. Por isso, algumas das maiores parceiras da TSMC estão a avançar com o dinheiro, para terem algum tipo de prioridade.
TSMC recebeu 4 mil milhões para reservar capacidade futura!
Portanto, no mais recente relatório de contas, a TSMC confirmou que aceitou vários pagamentos adiantados, de forma a avançar com a sua expansão de produção. Algo que não é assim tão anormal no mundo dos semicondutores… Mas aqui, neste caso, estamos a falar de valores recordes! É que a TSMC aceitou cerca de 4 mil milhões de dólares em pagamentos antecipados, que claro está, servem para aumentar a produção, mas também garantir alguma quota no imediato, numa crise de produção sem precedentes nesta indústria.
Ou seja, enquanto no passado a TSMC permitia depósitos de segurança, de forma a garantir capacidade de produção. (Dinheiro que era devolvido quando a encomenda era finalizada). A gigante dos semicondutores está agora a aceitar estes depósitos, mas também uma nova espécie de pré-pagamentos. Ou seja, dinheiro adiantado, que de maneira nenhuma irá ser devolvido.
Como é óbvio, a TSMC não revela grandes detalhes sobre estes acordos, nem identifica os clientes. Mas claro está, com esta quantia de dinheiro em cima da mesa, a Apple tem de estar envolvida! Bem como a AMD, que está agora um pouco desesperada para garantir um nível de produção aceitável para a sua nova geração de produtos. Além destas duas, a NVIDIA e Qualcomm também devem estar envolvidas.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto?