Ontem noticiámos que a TSMC iria acabar com os descontos para as grandes encomendas, porque na verdade, a fabricante não precisa de fazer descontos a ninguém. (Tal é a procura dos seus serviços!)
Pois bem, hoje, a fabricante de semicondutores deu mais uma prova do porquê de ser tão boa naquilo que faz.
- O que está a acontecer com Cyberpunk 2077? Como é isto possível?
- IPTV Pirata: Um flagelo na Europa! E agora? O que se faz?
- Ao contrários dos SSDs, a memória RAM não vai aumentar
TSMC quer lançar o seu processo de 3nm+ já em 2023
Portanto, a TSMC já anunciou que depois dos 5nm vamos ter os 4nm, os 3nm e ainda os 2nm. (Tudo isto enquanto a Intel continua presa nos 14nm!)
Mas hoje, a empresa decidiu anunciar que logo após os 3nm, vai ainda existir um refinamento deste processo, conhecido como 3nm+ ou 3nm Plus, com uma data de lançamento fixada em 2023.
Claro que ainda não fazemos ideia de que tipo de ‘refinação’ é esta em relação ao processo de 3nm original. Pode ser uma melhoria no consumo de energia, na densidade dos transístores, ou até um aumento de performance de 10 ou 15% em relação ao processo de 3nm. Aliás, até pode ser um misto de tudo isto, tudo no mesmo pacote.
Entretanto, o processo original oferece um aumento de performance de 15% em relação ao atual processo de 5nm, bem como um aumento de 30% na eficiência energética e ainda um aumento de 70% na densidade de transístores.
Curiosamente, tudo indica que a TSMC está a planear manter a tecnologia FinFet, afirmando que é mais barata e mais eficiente em relação à mais recente e exótica tecnologia GAA (Gate-All-Around), que a Samsung deverá implementar no seu processo de 3nm.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!