TSMC: Primeiro trimestre de 2022 = Dinheiro como nunca!

Nesta altura do campeonato, é muito provável que já conheça muito bem a TSMC! Ao fim ao cabo, estamos a falar da empresa responsável pela grande maioria dos chips de alta performance que vemos no mundo mobile, e na verdade, também no mundo dos computadores gaming.

A TSMC produz chips para a AMD, NVIDIA, Intel, Qualcomm, Mediatek, etc… É a loucura!

As suas linhas de produção são tão avançadas, e eficientes, que chegámos a um ponto, em que a empresa até se sente à vontadinha para aumentar os seus preços, da maneira que quer. O que por sua vez, tem resultado em lucros recordes, e claro, numa situação um pouco complicada para o mercado. Porque estes aumentos de custos no lado da produção, são quase sempre passados para o consumidor.

Mas isto agora não interessa… O que realmente temos de dizer é que com a falta de concorrência (nomeadamente o ‘fail’ das linhas de 5nm e 4nm da Samsung), a TSMC conseguiu voltar a aumentar os preços, chegando a nível de receitas recorde, outra vez.

TSMC: Primeiro trimestre de 2022 prova que a fabricante está a passar por uma época de sonho.

7nm, tsmc

Portanto, mais um trimestre que passou, e mais um recorde que a TSMC ultrapassou. Ao fim ao cabo, a gigante de Taiwan foi capaz de ultrapassar as expetativas em mais de 658 milhões de dólares, ao conseguir chegar aos 17.6 mil milhões em receitas, e 7.26 mil milhões em lucros.

Entretanto, além da partilha de dados financeiros, a TSMC também levantou um pouco o véu acerca do seu futuro. Ao fim ao cabo, com tanto dinheiro a entrar, e com as rivais enfraquecidas, esta não é a altura de se encostar à bananeira! É preciso continuar a ‘puxar’.

Por isso, ao que tudo indica, o processo de 3nm está dentro da calendarização prevista, com expetativas de produção em massa já na segunda metade deste ano. Entretanto, o processo N3E deverá começar a produzir em massa dentro de mais ou menos 1 ano, com o processo de 2nm a chegar ao mercado em 2025.

Curiosamente, relativamente aos processos de produção atuais, os 7nm estão novamente na liderança (27%), com os 5nm na segunda posição (20%). Entretanto, os processos mais antigos de 16 e 28 nm ainda são responsáveis por cerca de 25% das receitas da fabricante.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também