Caso não saiba, o processo de 3nm da TSMC vai começar a fazer das suas já em Setembro de 2022, ou seja, já no próximo mês! Com a Apple pronta a receber os primeiros chips, para por sua vez dar vida a muitos dos seus produtos para o ‘futuro’.
Mas a Apple não está sozinha! Existem muitos mais clientes à espera daquilo que a TSMC tem para oferecer no mundo da produção de semicondutores.
TSMC já tem vários clientes para os 3nm. Sabe quais são?
Portanto, ao que tudo indica, a TSMC vai começar a produção já em Setembro, inicialmente a apostar nos 1000 wafers por mês. Um número obviamente baixo para responder a toda a procura.
Curiosamente, um número bastante baixo, apesar de uma taxa de defeitos bastante positiva, comparativamente a do processo de 5nm, nos primeiros tempos. Ainda assim, a TSMC quer continuar com este ritmo, e fazer ajustes, até pelo menos ao final do ano.
Isto nunca esquecendo que o processo de N3E também deverá começar a dar os seus primeiros passos na produção no início de 2023.
Dito tudo isto, além da Apple, que pagou muitos e bons dólares para ter acesso a uma significativa quota de produção destas linhas, temos ainda a AMD, Intel, MediaTek, NVIDIA, Qualcomm e Broadcomm, prontas a saltar para o processo de produção mais avançado da indústria.
Que produtos vamos ver?
É provável que a Apple aposte nos 3nm para os seus produtos mobile, como é o caso do iPhone, iPad e portáteis MacBook, com o iPhone 15 a receber o A17 Bionic, e a nova geração de portáteis a receberem o novo processador Apple M3. Entretanto, a Intel deve produzir chiplets gráficos neste processo, enquanto a Qualcomm e MediaTek olham para este processo para lançarem os seus novos SoCs topo de gama para o mundo Android.
Por último, temos a AMD e a NVIDIA, que apesar do interesse, deverão ainda demorar algum tempo até adotar este processo nas suas gamas de produtos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!